perfil Atriz

Susana Vieira

23 de agosto de 1942

Publicado terça 1 janeiro, 2019

23 de agosto de 1942
Susana Vieira - Globo/João Cotta

Susana Vieira, Atriz , data de nascimento 23 de agosto de 1942

Famosa por seu jeito extrovertido, a atriz Susana Vieira tem uma extensa carreira na televisão. Nascida como Sônia Maria Vieira Gonçalves, pegou o nome Susana de uma de sua irmãs. Nasceu em São Paulo, mas morou em Montevideo, Londres e Buenos Aires. Na capital argentina, começou a fazer ballet. De volta ao Brasil, dançou no Teatro Municipal de São Paulo, onde foi descoberta por Cassiano Gabus Mendes, que a levou para TV Tupi. Passou a atuar em teleteatro, mas fez algumas novelas na emissora também. Também trabalhou na extinta TV Excelsior e na Record. 

Em 1970, entrou para o quadro de atrizes da Rede Globo e nunca mais saiu. Na emissora, foram inúmeros papeis. O primeiro foi Candinha, em Pigmalião 70. Em 1976, protagonizou sua primeira novela, Anjo Mal. Na trama ela viveu a babá Nice, que se apaixonava pelo patrão, mas morria no fim da novela. Após essa protagonista, sua carreira despontou. Fez uma grande parceria com o Aguinaldo Silva, atuando em diversas novelas do autor. 

Dos anos 90 pra cá foram vários personagens icônicos. Em Por Amor, de 1997, a vilã Branca,  foi sucesso de crítica. Fez também Lorena em Mulheres Apaixonadas de 2003. No ano seguinte fez a icônica Maria do Carmo, a nordestina que vêm tentar a vida no Sudeste e tem sua filha raptada em Senhora do Destino. Em 2007 encarou mais uma personagem com o nome Branca, dessa vez em Duas Caras. Fez em 2013, Pilar, que ficou mais conhecida como "Mami Poderosa", como dizia o personagem de Mateus Solano, em Amor à Vida. Em 2015, fez Adisabeba, em A Regra do Jogo, dona do Morro da Macaca. Seu último papel na TV foi na supersérie, Os Dias Eram Assim, fazendo Cora, em 2017Sua próxima novela será a novela das 6, Éramos Seis

Na sua vida pessoal, Susana já teve inúmeros namorados. Em 1961, teve seu primeiro casamento com o diretor Régis Cardoso, com quem teve seu primeiro e único filho Rogério. Viveu por 20 anos com o empresário Carson Gardezaba. Também já namorou o policial Marcelo Silva e chegou a noivar com o ilusionista Sandro Pedroso, mas o casamento não chegou a acontecer. Hoje namora o francês Alain Rohrc. Susana também já é avó de Bruno e Rafael.
 

Último acesso: 24 Sep 2020 - 22:07:30 (325617).

TV CARAS