Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Roberto Carlos

Roberto Carlos
Roberto Carlos - TV Globo/Fábio Rocha
Nome CompletoRoberto Carlos
Data Nascimento19/04/1941
81 anos, 1 mês

Cantor

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, interior do Espirito Santos, Roberto Carlos Braga, conhecido apenas como Roberto Carlos, é um cantor brasileiro.

Carreira

Começou a carreira nos anos 1950, cantando na Rádio Cachoeiro do Itapemirim, sua cidade natal. Após 1957, se mudou para o Rio de Janeiro, onde conheceu o rock and roll. Nesta época, formou seu primeiro grupo musical, The Sputniks. Em 1958, conheceu quem seria um dos seus maiores parceiros musicais da vida, o cantor e compositor Erasmo Carlos. Os Sputniks chegou a se apresentar na TV, mas logo se separou. 

Começou sua carreira solo na boate de um hotel em Copacabana, onde cantava bossa nova e samba. Em 1961, lançou seu primeiro álbum intitulado Louco Por Você, mas na época não fez sucesso. Em 1963, lançou mais um álbum, o Splish Splash. No ano seguinte, mais um álbum, dessa vez com o nome de É Proibido Fumar que tinha uma música homônima e o grande sucesso, O Carambeque

Em 1965, foi convidado para apresentar o programa Jovem Guarda, na RecodTV, ao lado de Erasmo e Wanderléia, onde foi criado o movimento musical conhecido como Jovem Guarda. No mesmo ano, ele ainda laçou mais dois discos. No ano seguinte, fez mais quatro programas na RecordTV. Lançou o LP Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, que contou com o sucesso Como É Grande o Meu Amor por Você. O disco ainda ganhou um filme homônimo.

Em 1968, lançou o LP O Inimitável, que ficou conhecido por ser a transição de sua carreira, migrando para canções no estilo black music. No ano seguinte, seu estilo estava completamente diferente, o que pode ser visto no álbum Roberto Carlos, que ganhou músicas mais românticas. A década de 1970 foi marcada como a era romântica de Roberto e também por uma aproximação com a religião católica.

Em 1971, lançou mais um filme chamado Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora, que foi um grande sucesso cinematográfico no país. Nessa época lançou mais sucessos e discos de nome no Brasil. Em 24 de dezembro de 1974, foi ao ar o primeiro especial de Fim de Ano da TV Globo, algo que no futuro virou uma tradição no mês de dezembro. Em 1981, lançou seu primeiro álbum em outra língua. No ano seguinte, fez sua primeira parceria com uma artista, o que voltou a fazer inúmeras vezes ao longos de toda sua carreira. Em 1992, deixou sua marca na calçada da fama de Miami, nos Estados Unidos, lugar destinado apenas para artistas latinos.

Na entrada dos anos 2000, Roberto gravou o Acústico MTV, feito por quase todos os artistas de renome na época. Em 2004, comemorou os 30 anos do seu especial de Fim de Ano da TV Globo, sendo lançada uma discografia dividida em boxes por décadas. Ainda no mesmo ano, iniciou um projeto de viagens que anualmente sai com um navio pelo litoral do Brasil, lotado de fãs que o acompanham. 

Continuou fazendo parcerias, tanto com artistas quanto com estilos musicais completamente diferentes dos seus. Ganhou muitos prêmios, entre eles inúmeros Grammys Latinos. Também foi escolhido como enredo da Beija Flor, escola de samba carioca, em 2011. Até hoje, lota shows por todo o Brasil, com uma legião de fãs que o seguem fielmente, cantando seus clássicos e novas canções. 

Vida Pessoal

Em 1968, se casou pela primeira vez com Cleonice Rossi. Com ela, Roberto teve seus dois primeiros filhos, Dudu Braga e Luciana. Ele também assumiu outra filha de Cleonice, chamada Ana Paula. Em 1979,  romance chegou ao fim. 

Começou a namorar Myrian Rios, com quem se casou mais tarde por 11 anos. Na década de 1990, descobriu ser pai de Rafael Carlos. Em 1996, casou com Maria Rita Simões, com que já havia tido um caso anteriormente. 

Sempre teve um grande amor por sua mãe, Laura, para quem inclusive fez uma canção intitulada Lady Laura. Em 2010, ela faleceu, abalando demais o cantor. 


Artigos relacionados a Roberto Carlos