Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARAS
Datas Especiais / Comemoração!

SBT faz 40 anos! Relembre os programas mais marcantes da emissora!

No aniversário de 40 anos do SBT, a CARAS Digital separou algumas das atrações de maior sucesso do canal

Felipe Gatto Publicado em 19/08/2021, às 15h59 - Atualizado às 16h31

Veja alguns dos programas mais marcantes do SBT - Divulgação/SBT
Veja alguns dos programas mais marcantes do SBT - Divulgação/SBT

Neste dia 19 de agosto, o Sistema Brasileiro de Televisão, SBT, completa 40 anos de história. Fundada em 1981 pelo empresário Silvio Santos (90), a emissora foi aos poucos conquistando o seu espaço até se tornar a "TV mais feliz do Brasil".

Ao longo de quatro décadas no ar, o canal lançou diversos artistas e descobriu inúmeros talentos que hoje se destacam nos mais variados segmentos. Hebe Camargo, Clodovil, Gugu Liberato, Boris Casoy, Serginho Groisman, Jô Soares, Angélica, Bozo e muitos outros, passaram pela emissora paulista.

Para celebrar a data especial, a CARAS Digital separou alguns dos programas que marcaram época no SBT e fizeram muito sucesso na telinha. Direto do túnel do tempo, vamos relembrar?

Chaves

O seriado mexicano criado e protagonizado por Roberto Bolaños foi um verdadeiro coringa na programação da emissora por muitos anos. Exibido e reprisado durante décadas nos mais diversos horários da grade, o programa sempre foi sinônimo de audiência para a garotada e também para os mais velhos que crescerem ouvindo o famoso bordão "foi sem querer, querendo".

Show do Milhão

O programa de perguntas e respostas comandado por Silvio Santos fez o Brasil parar de frente para a TV e torcer para os anônimos acertarem as questões de conhecimentos gerais, levando para casa o almejado prêmio de 1 milhão de reais. Seja com a ajuda dos universitários ou não, a atração se destacou na programação e poderá ganhar uma nova versão em breve.

Alô, Christina!

Comandado pela apresentadora Christina Rocha, o semanal tinha as suas próprias músicas e coreografias bem animadas. Para serem premiados e apareceram ao vivo na telinha, os telespectadores não poderiam dizer alô quando a loira ligasse para as casas deles, mas sim, "Alô, Cristina!".

Carrossel

A década de 90 se rendeu em peso às novelas mexicanas. Um dos folhetins mais bem-sucedidos do país latino por aqui foi Carrossel. A trama infantil encantou crianças e adultos ao mostrar a história da doce professora Helena e da sua turma de alunos. Maria Joaquina, Cirilo, Jaime, Valéria e cia limitada ainda estão na memória afetiva de muita gente até hoje. Em 2012, o SBT preparou a sua própria versão, e escalou Larissa Manoela e Maísa Silva para a novelinha escolar.

Sabadão Sertanejo

A música caipira tinha espaço garantido na programação do SBT com o Sabadão Sertanejo. Um dos muitos programas comandados pelo saudoso Gugu Liberato no canal, essa atração exibida nas noites de sábado agitava o final de semana de todo mundo, ao trazer os artistas e as duplas mais bombadas em todas as rádios do país.

Casa dos Artistas

Em 2002, o primeiro reality show de confinamento do Brasil estreou no canal de Silvio Santos. Em uma casa, artistas como Alexandre Frota, Bárbara Paz, Mari Alexandre, Supla, Nana Gouveia, dentre outros, conviviam sem contato nenhum com o mundo exterior e ainda disputavam a preferência do público de casa que nunca nem tinha ouvido falar no BBB por aqui.

Fantasia

Para esse projeto que deu o que falar na faixa vespertina da emissora, o SBT reuniu dezenas de jovens modelos que dançavam e cantavam os hits do momento. Entre um número e outro, o público de casa disputava jogos valendo prêmios em dinheiro. Quem não se lembra dos icônicos games: Para Bola, Batalha Naval e Jogo das Cartas? Era diversão e micos ao vivo o tempo todo!

Show Maravilha

Em uma época dominada pelas apresentadoras infantis loiras, caso de Xuxa, Angélica e Eliana, o SBT inovou ao apostar na morena Mara Maravilha para comandar uma atração voltada para os pequenos. Repleto de desenhos da moda, brincadeiras e muita música, o show da baiana muitas vezes bateu o Ibope da Xuxa na Globo e virou uma verdadeira pedra do sapato na concorrência.

Éramos Seis

Quando o canal arrasava ao exibir novelas mexicanas de sucesso como A Usurpadora, Maria do Bairro, Rosa Selvagem, Topázio e várias outras, Silvio Santos decidiu também investir em produções nacionais. Exibida em 1994, a clássica Éramos Seis atingiu recordes de audiência e emocionou todo o país com a dramática história da família de Dona Lola (Irene Ravache). Tarcísio Filho, Othon Bastos, Osmar Prado, Denise Fraga e Nathália Timberg encabeçavam um elenco repleto de astros e estrelas da dramaturgia.

E tem mais, muito mais! Teste sua memória ao ler essa lista!

Além desses, o SBT teve inúmeros outros programas que marcaram época. Difícil quem não se lembra de grande sucessos da telinha como o TV Animal, Aqui Agora, Passa ou Repassa, Qual é a Música?, Escolinha do Golias, Coquetel, Show de Calouros, Programa Livre, Bom Dia & Cia, Viva a Noite, Hora do Capeta, Chapolin, Ídolos, Porta da Esperança, Chiquititas, Márcia, dentre tantos outros.