Xuxa Park completa 20 anos: Relembre os momentos que marcaram o programa

Relembre os melhores momentos do programa infantil que fez sucesso com as crianças na década de 90 e marcou a carreira da apresentadora Xuxa Meneghel

segunda 3 fevereiro, 2014
Xuxa Park
Xuxa Park Xicão Jones - Reprodução/Site Oficial

“Já inventaram vários remédios para diminuir a dor, mas ainda não inventaram um remédio para a dor da saudade que aperta o coração da gente” , disse Xuxa Meneghel, a eterna Rainha dos Baixinhos, na abertura do primeiro Xuxa Park, em 1994. A atração marcava o retorno da apresentadora brasileira, que tinha passado os dois anos antecessores comandando o El Show de Xuxa, pela argentina Telefe, que transmitia o programa para mais 17 países.

Com direção geral de Marlene Mattos, o Xuxa Park marcou as manhãs de sábado das crianças na década de 90 e ficou por sete anos no ar – com algumas alterações de cenário e quadros entre as temporadas.

O programa inicialmente tinha quatro horas de duração. Além das brincadeiras no palco do Teatro Fênix, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro – onde a atração foi gravada até 1999, depois mudou para o Projac – Xuxa também exibia desenhos e criou o quadro Xuxa Park Hits, que fez tanto sucesso que passou a ser exibido aos domingos e depois deu origem ao Planeta Xuxa, em 1997.

Outro quadro que divertia as crianças era o Gracinha Curiosa, onde Xuxa fingia ser uma menina muito curiosa e respondia as perguntas enviadas pelas crianças.

O cenário era um parque de diversões. Xuxa sempre chegava de um jeito diferente no programa – em 1994, ela aparecia de dentro de uma bola de cristal, no ano seguinte ela surgia de uma pirâmide e, em 1997, voltou a usar sua famosa nave, que já era conhecida dos telespectadores do Xou da Xuxa (seu primeiro programa na Globo, exibido entre 1986 e 1992). 

O Xuxa Park também foi responsável por lançar alguns hits na carreira musical da apresentadora, que já foi considerada a campeã latino-americana de vendas. O programa usou canções como É de Chocolate, É Hora de Brincar, Rir é o Melhor Remédio, Boas Notícias e outras em sua trilha sonora.

Em junho de 1996, Xuxa completou 10 anos de Rede Globo e ganhou um especial. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem de Aline Barros, Andréa Veiga e Angel Mattos cantando a música Minha Rainha.

Antes de encerrar cada programa, Xuxa começou a ler cartas de fãs que pediam conselhos ou apenas escreviam para declarar seu amor por ela.

Em julho de 1998, Xuxa entrou em licença-maternidade para cuidar de Sasha, sua filha com o ator Luciano Szafir.

Inicialmente, a paquita Andréia Sorvetão assumiu o comando do Xuxa Park, mas depois a Globo começou a exibir um especial chamado Xuxa 12 Anos Com Você. A apresentadora gravava chamadas para o programa de casa, mostrando os melhores momentos dela na emissora.

Em 1999, Xuxa se despede das Paquitas New Generation, que abrem espaço para as Paquitas 2000 entrarem no programa. A apresentadora fez um especial para se despedir de cada uma delas.

As Paquitas 2000 formaram o último grupo de paquitas da apresentadora. Além delas, o Xuxa Park também contava com a ajuda das Soldadinhas da Xuxa, que também dançavam, mas tinham um contato mais direto com as crianças.

Em 2000, Xuxa começa uma nova fase na sua carreira. Ela lança o primeiro Xuxa Só Para Baixinhos e se despede das Paquitas 2000.

O último Xuxa Park foi ao ar no dia 6 de janeiro de 2001. O final da atração foi marcado por um incêndio, considerado até hoje a maior tragédia da televisão brasileira. O incidente deixou 14 pessoas internadas e o programa foi substituído pelo Festival de Desenhos

Relembre a abertura do primeiro Xuxa Park, com Sandy & Junior cantando o X da Questão:

por CARAS Online
Atualizado segunda 3 fevereiro, 2014 (242903) | 17/01/2019 07:12:10

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. A sífilis assusta, mas a infecção tem cura!
  2. Saiba tudo sobre a prevenção da sífilis!
  3. Teste seu conhecimento sobre a sífilis
  4. EXPORT PELO MUNDO: Dicas de verão no Rio de Janeiro

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Isabella se descuida e acaba mostrando demais na cama do BBB
  2. 2 Em clique raro, Pitty aproveita tarde ao lado da filha
  3. 3 Andressa Suita encanta ao mostrar diversão dos filhos
  4. 4 Bruna Marquezine faz desabafo sobre si mesma: ''Humilhada''
  5. 5 Bruno Gagliasso faz declaração emocionante para funcionária
  6. 6 Ewan McGregor é xingado por filha após arranjar namorada
  7. 7 O Corcunda de Notre Dame: Live-action está em produção
  8. 8 Mamãe de primeira viagem, Mari Sampaio conquistou a web
  9. 9 'Riverdale' estreia nova temporada! Saiba onde assistir
  10. 10 Chris Evans, Tom Holland e Bill Skarsgard se reúnem filme