CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Estreia da peça 'O Libertino' de Jô Soares e Cassio Scapin

São Paulo recebeu na noite desta quinta-feira, 13, a estreia da peça 'O Libertino' com diração de Jô Soares e Cassio Scapin no elenco

Redação Publicado em 14/10/2011, às 05h09 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marília Gabriela, Cassio Scapin, Jô Soares e Juca de Oliveira - Manuela Scarpa/Photo Rio News
Marília Gabriela, Cassio Scapin, Jô Soares e Juca de Oliveira - Manuela Scarpa/Photo Rio News

A peça O Libertino do dramaturgo Éric-Emmanuel Schmitt tem direção de Jô Soares (73) e Cassio Scapin (44) no elenco. Motivos já mais que suficientes para atrair um público seleto que contou com nomes como Marília Gabriela (63),  Mariana Ximenes (30), Bete Coelho (49) e Juca de Oliveira (76) para prestigiar sua estreia em São Paulo na noite desta quinta-feira, 13.

O texto conta a história do filósofo francês Denis Diderot (1713-1784) e suas relações com temas como poder, sexo e ética transformados em uma grande comédia. Juca de Oliveira faz alguns apontamentos sobre o gênero da peça: "A comédia não tem o objetivo de ficar arrancando gargalhadas; é uma análise crítica da realidade das pessoas, o fator identificador é a inteligência com que ela abre a sociedade para que todos a vejam exatamente como ela é".

Marília Gabriela elogia: "Éric Schmitt é um grande autor, gosto muito do que já vi de teatro dele. Esse texto é particularmente feliz porque é muito inteligente e discute, usando a filosofia, temas que são eternamente interessantes e discutíveis".

Cassio, contente com a estreia, comemora: "Hoje é dia de festa. Conheci o texto durante umas férias em Paris em uma leitura pública e o achei interessantíssimo, porque pega várias faixas de público que vai desde o público que gosta de filosofia, intelectualidade, até aquele que gosta de uma comédia mais rasgada. Além da temática que traz a moralidade e a ética entre homem e mulher, eu me encantei pelo texto". Sobre trabalhar com o Jô, o ator destaca sua generosidade e talento, deixando clara a vontade: "Quero repetir essa dose muitas vezes".

Aliás, a relação carinhosa de trabalho com Jô é unanimidade em todo o elenco. Erica Montanheiro destaca: "A direção do Jô foi brilhante, ele é um mestre da comédia, conduziu a gente com muita firmeza e ao mesmo tempo nos deu liberdade para criar, é muito carinhoso, um gentleman", repetida e endossada pelos colegas de palco Luciana Carnieli, Daniel Warren e Tania Casttello.

Na peça, estreia Luiza Lemmertz, filha do primeiro casamento da atriz Julia Lemmertz (48), que também esteve na estreia. Luiza demonstrou à CARAS Online toda a empolgação e felicidade do primeiro papel fora do Teatro Oficina do qual faz parte: "Estou felicíssima de estar fazendo essa peça, é uma bênção de elenco, de diretor, de produção e de todos atrás da coxia, uma maravilha", conta. A mãe coruja declara: "Estou achando lindo. É um momento diferente na carreira dela e ela ainda tem muita coisa pela frente". Aproveitou também para elogiar o trabalho de seus colegas: "Não tem muito erro, o fato de o Jô estar dirigindo, ter o Cassio e um elenco maravilhoso, tenho certeza que vai ser um arraso".

O Libertino está em cartaz no Teatro Cultura Artística, Itaim Bibi, até o dia 27 de novembro com opções de horário de quinta e sábado, 21h; sexta, 21h30; domingo, 18h. Programe-se.

Veja o elenco comentando a peça na TV CARAS: