Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Almofadas e até quadros podem deixar a casa mais ‘quente’ no inverno

A seguir, veja cinco itens que não podem faltar em casa durante as estações mais frias do ano e confira as dicas de arquitetos para harmonizá-los à decoração de todos os cômodos, inclusive do banheiro

CARAS Digital Publicado em 06/06/2014, às 12h48 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Projeto da arquiteta Camila Klein para a Casa Cor 2014 - Divulgação
Projeto da arquiteta Camila Klein para a Casa Cor 2014 - Divulgação

Aconchego é o que determina a decoração de uma casa o ano todo. Mas, no inverno, usar almofadas, tapetes, xales e até mudar a iluminação podem deixar o ambiente ainda mais confortável e quentinho. A seguir, veja cinco itens que não podem faltar no quarto, sala, cozinha e banheiro nas estações mais frias do ano.

Tapetes

Tapetes (peludos) garantem uma casa quentinha e podem ser usados no banheiro, inclusive - para este cômodo, a peça precisa ser emborrachada para ‘grudar’ no chão. Independentemente do cômodo, os tapetes antialérgicos - disponíveis em tamanhos e cores variados, como os os demais materiais - são as melhores opções. Mesmo assim, é necessário higienizá-los regularmente. As peças pequenas podem ser colocadas na máquina de lavar e as grandes, levadas a lavanderias especializadas pelo menos uma vez por ano.

Para mudar a decoração a cada estação com novos tapetes, vale apostar na técnica da base neutra. “Pintar a parede e escolher sofá e outros grandes elementos da decoração de tons neutro - que não precisa ser branco - ou até parecido com concreto. Assim, é possível distribuir as cores nos acessórios”, diz  Marília de Campos Veiga, designer de interiores.

+ Tapetes renovam a decoração de casas e apartamentos

Lâmpadas

A intensidade e até a cor da lâmpada podem tornar o ambiente mais aconchegante. As luzes frias, como a da lâmpada fluorescente branca, não transmitem conforto e são próprias para cômodos de serviço, como a lavanderia ou a cozinha. Para o quarto e a sala, o melhor é escolher luzes amarelas. “Se você tem uma dicroica (lâmpada pequena que produz luz clara e branca), coloque um filtro no tom âmbar (use equipamento específico para mudar a cor da luz, pois adaptações caseiras podem causar incêndios), que é meio amarelado, para criar uma sensação ‘quente’ no quarto. Se a lâmpada for fluorescente, use gelatina (revestimento próprio para iluminação) também na cor âmbar para envolvê-la e criar o mesmo efeito”, sugere a arquiteta Claudia Pimenta. Uma alternativa simples é apostar em abajures ao lado da cama ou do sofá. “A luz próxima também deixa o clima mais aconchegante”, afirma.

+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa

Quadros e objetos de madeira

Papel de parede, móveis e acessórios de madeira deixam o ambiente mais aconchegante. “No frio, dá para usar um adorno de mesa, cestos ou bandejas de madeira”, diz Claudia. Na cozinha, onde a decoração é pensada para facilitar o trabalho, quadros podem tornar a decoração mais confortável. “Eles criam uma sensação de acolhimento e servem para esconder interruptores ou quadros de luz, por exemplo”, comenta.

+ Casa Cor 2014: usar quadro encostado na parede é tendência. Inspire-se

Almofadas e xales

Almofadas nunca são demais. E no inverno, lã, camurça e pele garantem sofisticação ao ambiente, além de serem quentinhas. “A dica é colocar almofadas de camurça ou pele no sofá, usar um tapete peludo e, principalmente, abusar dos xales”, aconselha Claudia Pimenta. “Os xales estão na moda e, além de lindos, servem para se cobrir”, diz. Caramelo, marrom e laranja potencializam o efeito dos tecidos.

+ Almofadas são as peças-chave de uma decoração harmoniosa