Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Sucesso entre famosos como Caio Castro, slackline tonifica e ajuda a emagrecer

Esporte é praticado sobre uma fita tensionada suspensa, que tem como objetivo a travessia ou a realização de acrobacias. Personal trainer explica todos os benefícios desta prática que deixa o corpo sarado

Luiza Camargo Publicado em 22/01/2014, às 15h00 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Sheron Menezzes, Caio Castro e Leticia Wiermann praticando slackline - AgNews/Foto Rio News
Sheron Menezzes, Caio Castro e Leticia Wiermann praticando slackline - AgNews/Foto Rio News

Caio Castro,Gisele Bündchen, Márcio Garcia,Sheron Menezzes e Leticia Wiermann têm uma paixão em comum: o slackline. O esporte é praticado sobre uma fita tensionada suspensa entre dois pontos, que tem como o objetivo a travessia ou a realização de posturas ou acrobacias e que exige muito equilibro e coordenação de seus praticantes. 

Realizado principalmente na praia, o exercício vem se transformando nos últimos anos em um dos esportes favoritos do verão, que não é só divertido e curioso, como também tonifica e fortalece a musculatura. Além disso, ele ajuda a queimar muitas calorias.

Em entrevista à CARAS Digital, o personal trainer e professor de slackline da Fit Five Eric Volpe, afirma que a prática trás dezenas de benefícios para o corpo e para a mente e, além de já ser um esporte com competições e regras, se transformou em um estilo de vida. Descubra como manter a forma com os benefícios do slackline!

+ Saiba tudo sobre as lutas funcionais, sucesso entre as famosas, que queimam até 1000 calorias por aula

+ Famosas abandonam a academia para malhar na praia; veja os treinos e os benefícios

+ Ballet Fitness: saiba tudo sobre essa aula que queima até 790 calorias em 30 minutos

CARAS DIGITAL:Afinal, o que é o slackline?
Eric Volp:É uma modalidade esportiva, praticada sobre uma fita tensionada entre dois pontos fixos, que visa o desafio da travessia ou da realização de posturas e até acrobacias, trabalhando equilíbrio, coordenação, concentração.

Ele é considerado um esporte?  Existem competições?
Sim, até mais que um esporte, é um estilo de vida. Na modalidade  “Trickline”, existem competições nacionais e internacionais. O atual campeão mundial é um Brasileiro (o Carlos Neto), entre outros que se destacam pelo Brasil e pelo mundo.

Como ele é praticado, existem regras?
Sim existem regras, as competições são feitas em forma de duelo "batalha"(1x1), sendo que cada participante tem "dois minutos" para realizar sua serie de manobras e combos. Os jurados avaliam a amplitude, a limpeza, o domínio e o grau de complexidade dos movimentos realizados pelos atletas atribuindo pontos.

Quais são os benefícios para o corpo? É um exercício aeróbico ou anaeróbico que ajuda apenas no fortalecimento muscular?
A pratica do Slackline, independente da modalidade, trás diversos benefícios ao corpo, entre eles os principais: o desenvolvimento positivo da propriocepção, que mantém a estabilidade do corpo, desta forma auxiliando na diminuição de quedas em todas as idades, principalmente em crianças, idosos e pessoas que sofreram algum tipo de lesão no joelho e tornozelo e  também ajuda a manter a estabilidade do tronco. A pratica do slackline pode ser direcionada, sendo assim pode ser considerada exercício aeróbico e anaeróbico, ajudando também o fortalecimento muscular e desenvolvendo outras capacidades físicas.

As aulas duram quanto tempo? Há diferentes técnicas?
Sim, existem diferentes técnicas. As aulas tem duração de 1 hora ou de acordo com a disponibilidade e o objetivo do praticante.

Em sua opinião, o que motiva as pessoas a praticarem slackline?
É um esporte desafiador, lida com o estado de equilibrio: físico, mental e emocional. São muitos os motivos pelos quais as pessoas buscam a prática: equilíbrio, controle da ansiedade, diversão, sensação de liberdade, adrenalina, socialização. O Slackline mexe com você!

Há algum risco ou contraindicação?
Risco sempre existe, em qualquer modalidade do Slackline, depende de como a prática é direcionada e realizada. O ideal é sempre respeitar os limites do corpo para que o praticante tenha uma evolução contínua no esporte, sem lesões.

Uma pessoa completamente leiga no assunto, que nunca praticou slackline ou que há tempos não faz exercícios físicos, pode praticar?
Qualquer pessoa pode praticar Slackline, mas dependendo do quadro físico que se encontra a pessoa, e que vai iniciar a prática, requer uma atenção especial com toda musculatura, articulações e estabilizadores. O corpo é ativado dos pés a cabeça. Os equipamentos adequados e local para a prática também são muito importantes. Há também outros pontos positivos do slackline além do físico: superação de desafios, socialização (na montagem, na prática, na integração de novos praticantes), contato com a natureza, aumento da concentração e foco, consciência ecológica, diminuição de estresse, controle da ansiedade etc.

Há uma queima calórica?
Sim, mas a magnitude da queima calórica pode variar dependendo do direcionamento da pratica - podendo esta ser uma ótima atividade física para emagrecimento.

Há alguma diferença entre mulher e homens?
Não há diferença entre os sexos, entretanto pensando na anatomia do corpo humano, algumas mulheres podem ser mais flexíveis que os homens, o que as auxilia em alguns movimentos, sem contar que a composição corporal pode interferir na execução de um determinado movimento. Esses aspectos podem interferir em praticas de alto rendimento e não na pratica em busca de qualidade de vida e lazer. O desafio é o mesmo para todos, o que manda é a força de vontade e empenho em realizar, sempre com segurança e respeitando as limitações.

*Agradecimentos e colaboração: Alessandra Melato, Eric Volpe e Gabriel Conc