Expert ensina como proteger os dentes no verão

O dentista ensina 8 dicas para manter o sorriso perfeito

Bruna Nastas Publicado sexta 1 dezembro, 2017

O dentista ensina 8 dicas para manter o sorriso perfeito
Veja 7 alimentos que ajudam a deixar os dentes brancos - Shutterstock

Com as temperaturas elevadas e a chegada do verão, a exigência com a beleza estética dos dentes acaba ganhando prioridade nessa época do ano.

Todavia, é importante procurar um profissional dentário para tirar as dúvidas sobre os procedimentos estéticos.

" É neste período que as pessoas procuram os consultórios dentários em busca de procedimentos estéticos, como o clareamento dentário, que torna os dentes mais brancos em apenas 45 minutos; as facetas de porcelana, que corrigem as imperfeições dentárias, tornando o sorriso harmônico; as lentes de contato dentais, que são a grande sensação do momento por ser um procedimento rápido, o qual muitas vezes não necessita desgastar os dentes, porém é durante as férias de verão que as pessoas relaxam mais, descuidando-se da saúde e da higiene oral", explica Nelson Alfarano, especialista em implantodontia.

O profissional também alerta que comendo e bebendo na praia, por exemplo, sem a devida higienização, aumento de ingestão de refrigerantes e sucos de frutas podem causar cáries e erosão dentária, aumentando assim a sensibilidade dos dentes. "A exposição prolongada ao sol provoca rachaduras nos lábios, o que pode ser evitado com o uso de protetor solar labial, além de chapéu e viseiras. O sorvete é o grande vilão do verão, porque além de conter ácidos e açúcares, também provoca um choque térmico nos dentes, o que pode causar uma trinca dentária. Os sucos de limão e as famosas caipirinhas praianas devem ser ingeridas sempre com auxílio de um canudo, pois como se sabe, o limão em contato com a pele provoca manchas e queimaduras, mas poucas pessoas sabem que em contato com os dentes provocam manchas dentárias. Nas situações em que não é possível a higienização dentária, podemos atenuar o problema bebendo bastante água para neutralizar o pH ácido da boca".

Confira as dicas do Dr. Nelson:

1- Substitua refrigerantes e sucos industrializados por água de coco e sucos naturais

2- Beba bastante água

3- Faça uso do protetor labial

4- Evite o choque térmico de comidas quentes e bebidas geladas seguidamente

5- Faça a ingestão de frutas fibrosas

6- Consuma morango! A fruta contém um adstringente natural, que remove as manchas dos dentes

7- Tenha sempre um kit de higiene dental para usá-lo sempre que possível

8- Faça uma visita ao dentista de 6 em 6 meses

Último acesso: 25 Feb 2021 - 22:33:54 (295382).

Leia também

TV CARAS