Entenda o que é a compulsão alimentar, vivida por Thaila Ayala

sexta 18 março, 2016
Thaila Ayala
Thaila Ayala Rafael Cusato/Brazil News


O psiquiatra explica o que é o transtorno relacionado ao consumo excessivo de alimentos ricos em calorias, como o açúcar e gordura

A atriz Thaila Ayala revelou recentemente sofrer de compulsão alimentar, um transtorno de comportamento relacionado ao consumo excessivo de alimentos ricos em calorias, por exemplo, açúcar e gordura.

O psiquiatra Rodrigo Pessanha explica que esse transtorno está provavelmente relacionado ao sistema de recompensa do cérebro. "Essas pessoas precisam de estímulos mais intensos, mais frequentes e duradouros para atingir o que a gente tem como saciedade em uma refeição normal. O que chamamos de compulsão alimentar são pessoas que frequentemente se engajam naquilo que chamamos de 'binge eating', uma situação em que a pessoa ingere até 4 mil calorias em uma refeição".

O profissional ainda explica que as pessoas apresentam sintomas muito parecidos com quem sofre de abstinência de drogas ou substâncias psicrotróficas.

"É muito  comum que após esses episódios de exageros desmensurado de consumo de calorias, o indivíduo venha a apresentar sentimentos de culpa e de autodepreciação. É importante qualificarmos aqui a compulsão alimentar como sendo algo diferente de outros transtornos alimentares, como a anorexia nervosa ou a bulimia nervosa. Nesses casos, o paciente costuma lançar mão não somente do consumo excessivo de alimentos calóricos, no caso da bulimia, mas também de exercícios físicos de maneira inconsequente e desproporcional, com uso de laxantes e diuréticos, vômitos, entre outros".

Se não tratada, esse tipo de compulsão pode causar aumento do colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, alterações do sono, como apnéia do sono, e, eventualmente, doenças psiquiátricas como a depressão e alguns transtornos de ansiedade.

Rodrigo alerta que não existe uma medicação apropriada específica, mas é indicado usar antidepressivos ou medicamentos antiobesidade, em casos extremos. "A terapia cognitva comportamental, especialmente desenhada pro controle, pra identificação dos antecedentes desses episódios de exagero no consumo de alimentos supercalóricos também é muito interessante.Dessa forma, existem aqueles profissionais que se utilizam do esquema de 12 passos que é aplicado em grupos de ajuda mútua como os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos. É importante deixar claro que esses indivíduos apresentam uma alteração neuro-psiquiátrica que precisa ser entendida. Não é uma questão de fraqueza moral ou de falta de compromisso com uma disciplina alimentar adequada", conclui.

por Bruna Nastas
Atualizado sexta 18 março, 2016 (272748)

Mais conteúdo sobre:

COMPRE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Peão afirmou que o jogo está afetando o relacionamento e após beijos intensos casal reatou o namoro; Confira! A Fazenda: Hari retoma namoro após promessas de Lucas
  2. 2 Naiara Azevedo surge levantando pneu enorme e choca fãs
  3. 3 Bruno Gagliasso compartilha registro durante viagem
  4. 4 Ruy Barbosa admite não ter interesse em deixar de ser atriz
  5. 5 Pabllo Vittar faz selfie e recebe elogios dos fãs
  6. 6 Eliana ganha surpresa de aniversário de sua equipe do SBT
  7. 7 Confira 8 itens para fazer exercícios em casa
  8. 8 Carol Nakamura sensualiza em árvore e exibe parte do bumbum
  9. 9 Rafael Zulu lamenta perda da tia e comove a web
  10. 10 Rodrigo Faro terá ajuda de Walcyr Carrasco para novo filme