Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Automassagem: veja o passo a passo de movimentos para relaxar todo o corpo

A seguir, um massoterapeuta indica movimentos para relaxar o rosto, a nuca e a região lombar. Confira!

CARAS Digital Publicado em 03/06/2014, às 15h12 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Automassagem: veja o passo a passo de movimentos para relaxar todo o corpo - Shutterstock
Automassagem: veja o passo a passo de movimentos para relaxar todo o corpo - Shutterstock

Relaxamento e melhora na circulação sanguínea são alguns dos benefícios da massagem, que tem o poder de ‘salvar’ o corpo após um dia estressante. A seguir, o massoterapeuta Junior Hamilton ensina movimentos de automassagem, uma sequência prática para relaxar sem precisar da ajuda de outra pessoa, e indica: "cada movimento deve durar 15 segundos", sugere.

+ Óleos são tendência no tratamento da pele e até dos cabelos. Conheça os benefícios

+ Confira sete dicas práticas e certeiras para não engordar nos dias frios

Rosto

1. Com os dedos indicador, anelar e médio, friccione as maçãs do rosto, a mandíbula e a região das amígdalas.

2. Fazendo movimentos circulares, pressione as articulações da mandíbula.

3. Massageie a região entre o nariz e o lábio superior com movimentos circulares.

4. Dê beliscadas suaves com os polegares entre o nariz e o lábio superior.

5. Dê beliscadas suaves também no nariz, maçãs do rosto e orelhas.

Cabeça, nuca e pescoço

1. Com os dedos polegares, pressione a nuca.

2. Pressione com as palmas dos dedos a região cervical (nuca e pescoço).

3. Alongue o pescoço em todas as direções (para frente e trás, para direita e esquerda e faça movimentos circulares).

4. Faça ‘movimentos de shampoo’ (mas sem esfregar) em todo o couro cabeludo.

5. Faça movimentos como se você estivesse amassando o trapézio (músculo situado na parte posterior do pescoço e do dorso) e o ombro e continue os movimentos em direção ao braço. Faça dos dois lados do corpo. "Amassamento é a técnica de segurar a musculatura com as mãos e amassá-la como se fosse massa de pão", explica Hamilton, massoterapeuta da Corpory Pilates e Cia. 

6. ‘Amasse’ também os antebraços. Comece os movimentos pelos ombros e siga até chegar às mãos - estique os dedos. Massageie três vezes cada braço.

Região lombar e pernas

1. ‘Amasse’ com as pontas dos dedos a região lombar fazendo movimentos circulares. Repita o movimento dez vezes.

2. Com o mesmo movimento, ‘amasse’ os pés e as pernas três vezes.

3. Deite-se confortavelmente, respire e solte o ar dez vezes.