CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

MANTEIGA EM TABLETE

MANTEIGA EM TABLETE

CARAS Digital Publicado em 07/03/2008, às 14h54 - Atualizado em 01/03/2019, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MANTEIGA EM TABLETE
MANTEIGA EM TABLETE

A manteiga é um dos mais importantes derivados do leite. É separada do creme de leite por batedura. Sua característica físicoquímica permite que seja sólida em temperatura fria, cremosa em temperatura ambiente e totalmente fundida em alta temperatura. A dieta alimentar da vaca influencia em sua cor, que varia do creme ao amarelo-escuro. Pode ser fabricada com desnatadeira mecânica ou por processo natural. Por esse último processo, deixa-se o leite de repouso em recipientes de boca larga até formar uma grossa nata na superfície. Então é só separá-la. No caso da desnatadeira, o creme é separado logo após a ordenha e coado. Corrige-se então o teor de gordura para 30% a 35%, o que facilita a batedura. Em seguida o creme é pasteurizado e deixado de repouso à temperatura de 16 a 18 graus para maturar. Só então é batido para a obtenção da manteiga. Ela é separada do leitelho (líquido resultante da extração da gordura) e lavada em água até extrair quase todo o líquido. Pode-se salgá-la ou não no batimento. A manteiga é embalada em latas, potes plásticos ou embrulhada em papel aluminizado na forma de tabletes. Estes são mais práticos para o preparo de receitas, pois a manteiga pode ser dosada mais facilmente no corte. Ela é indispensável na cozinha, conferindo sabor peculiar à preparação, além de possuir características físicas importantes para a aplicação de várias técnicas culinárias. Atua, por exemplo, como condutor de calor nas frituras, na fixação de aromas, no amaciamento de pães e na aeração de bolos e sorvetes. É essencial nos molhos emulsionados, como o béarnais e o holandês. Com a manteiga se faz ainda caldas e biscoitos. E pode, finalmente, ser utilizada em lugar do óleo ou do azeite para dar um toque lácteo a pratos salgados.

Saúde

É ruim para Quem tem colesterol alto, pois é rica na substância e ainda tem gordura trans-insaturada, presente também nas gorduras vegetais hidrogenadas, que aumenta o colesterol. É bom para A manutenção da função e da integridade das membranas celulares, porque é rica em ácidos graxos, importantes no transporte de gorduras e vitaminas lipossolúveis.

Ficha técnica

100 g de manteiga contêm: Vit. B2 - 0,034 mg Folacina - 3 mcg Ac. pant. - 0,11 mg Vit. E - 1,6 mg Cálcio - 23,5 mg Magnésio - 1,98 mg Fósforo - 22,8 mg Potássio - 26 mg Selênio - 0,661 Calorias - 717 Proteínas - 0,85 g Carboidratos - 0,06 g Gordura - 81,1 g Colesterol - 219 mg Vit. A - 754 RE

Como se escolhe

A manteiga vendida no mercado é, em sua maior parte, do tipo extra, mais clara e em tabletes, com ou sem sal. Como a embalagem é frágil, mantenha refrigerada, em temperatura máxima de 10 graus, para não perder a forma. Observe as condições da embalagem, que não deve estar amassada nem engordurada. O odor deve ser sempre suave e a aparência homogênea, sem sinais escuros e bolhas de ar. Antes de comprar, claro, confira o prazo de validade no rótulo. Geralmente as manteigas duram até 90 dias a partir da data de fabricação. Entre os ingredientes, no rótulo, não deve haver outro item que não creme ou gordura láctea e, se for salgada, cloreto de sódio/sal.

Como se prepara

Mantenha a manteiga em tablete na geladeira. Retire pouco antes de usar, caso seja para passar no pão. Após abrir, consuma em até 10 dias. Para passar no pão, misture-a com azeite, que a deixa mais saudável e cremosa, podendo ser mantida na geladeira sem endurecer. Assim preparada, pode ser usada também para cozinhar. Para preparar, deixe o tablete em temperatura ambiente até ficar em ponto de pomada. Coloque-a numa tigela e bata bem com mixer ou com colher, juntando azeite de oliva aos poucos, até no máximo a mesma quantidade que usou de manteiga. Na geladeira, adquire consistência ideal para espalhar. Se desejá-la mais consistente, coloque menos azeite de oliva.

Minha receita

Maria Cândida (apresentadora de televisão) Cookies de manteiga de amendoim. Ponha 100 g de manteiga sem sal numa tigela e bata com batedeira até virar creme. Junte 1 xíc. de açúcar granulado e 1 de açúcar mascavo. Bata. Limpe parede da batedeira com colher. Ponha 1/2 xíc. de manteiga de amendoim. Bata. Junte 1 ovo e 3/4 de col. (chá) de extrato de baunilha. Bata. Limpe a parede da batedeira. Peneire 1 e 1/2 xíc. de farinha com 1 col. (chá) de bicarbonato e 1/4 de col. (chá) de sal. Ponha na batedeira. Bata. Incorpore 1 xíc. de amendoim torrado picado. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Ponha bolinhas de massa a cada 3 cm2. Asse em forno preaquecido a 180 graus.