CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Chico Anysio morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Depois de mais de 100 dias internado, o humorista Chico Anysio não resistiu e morreu de falência múltipla de órgãos; Chico deixa oito filhos, frutos de seus seis casamentos, e a esposa Malga Di Paula

Redação Publicado em 23/03/2012, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Morre no Rio o humorista Chico Anysio - Arquivo CARAS
Morre no Rio o humorista Chico Anysio - Arquivo CARAS

Atualizada às 16h24

Chico Anysio (1931 - 2012)morreu, aos 80 anos, às 14h52 desta sexta-feira, 23, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele não resistiu a uma parada cárdiorrespiratória e, de acordo com boletim médico, a morte ocorreu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar. No momento da morte, estava com o humorista seu filho adotivo, André Lucas. Malga di Paula (40), atual esposa de Chico e que o acompanhava diariamente no hospital, havia deixado o hospital há poucos minutos quando foi comunicada da morte.

Nesta semana, o humorista, que estava sedado e respirando com ajuda de aparelhos no CTI do centro médico, teve que passar por uma punção torácica esquerda, em que houve a drenagem de grande quantidade de sangue. Ele estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial.

Os problemas de saúde começaram em dezembro de 2010, quando o ator foi submetido a uma angioplastia para desobstrução da artéria coronariana. Após 109 dias internado, Chico voltou ao programa Zorra Total no papel da personagem Salomé. No entanto, ele voltou a ser internado, em novembro de 2011, após uma infecção urinária. Depois de curto período de alta, 22 dias, o comediante voltou ao hospital com quadro de hemorragia digestiva.

No dia 14 de janeiro, após uma breve melhora, o estado do paciente piorou o ator foi submetido a uma laparotomia exploradora (cirurgia abdominal para determinar os motivos do sangramento no intestino, retirando um segmento do intestino delgado que tinha sofrido uma perfuração por isquemia intestinal). No mesmo período, o paciente desenvolveu insuficiência renal passando a receber sessões de hemodiálise.

Em fevereiro, ele passou a apresentar discreta melhora no quadro clínico e as sessões de hemodiálise foram suspensas, assim como a redução dos medicamentos para controlar a pressão arterial.
Lúcido, Chico permanecia algumas horas do dia sem ajuda do suporte mecânico para respirar e passava diariamente por sessões de fisioterapia respiratória e motora. No fim do mês, ele foi diagnosticado com um novo quadro de pneumonia, passou a fazer uso de antibióticos e voltou a respirar com ajuda de aparelhos.

O humorista permaneceu com o mesmo quadro clínico até meados de março. No dia 21, ele apresentou piora no quadro cardiocirculatório com queda da pressão arterial e falência dos rins. Voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia e foi submetido a sessões de hemodiálise.

Chico Anysio deixa oito filhos, frutos dos seus seis casamentos, e a esposa Malga Di Paula (40).

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, como foi registrado ao nascer, era de Maranguape, Ceará. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Sua estreia na televisão foi com o programa Noite de Gala, em 1957, na TV Rio. Era conhecido por interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema. Entre os seus principais trabalhos, estão Chico Total, Chico Anysio Show e Escolinha do Professor Raimundo.

+ Famosos lamentam morte de Chico Anysio
+ ‘Tenho pena de morrer porque são tantas as ideias para realizar’, diz Chico Anysio em sua última entrevista a CARAS
+ Chico Anysio queria ser jogador de futebol. Conheça a história e veja vídeos do humorista
+ TV CARAS: Em 2008, Chico Anysio mostrou seu lado artista plástico
+ 'Chico Anysio é o mago do humor', diz Castrinho
+ Globo faz tributo para Chico Anysio com reexibição de 'Chico & Amigos'
+ Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lamenta a morte de Chico Anysio
+ Família de Chico Anysio está reunida no hospital
+ 'Chico Anysio é o maior artista de todos os tempos', diz Claudia Jimenez
+ As participações de Chico Anysio em novelas e séries
+ ‘Nosso mestre deixa saudade’, diz Fabiana Karla sobre Chico Anysio
+ Corpo de Chico Anysio será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro