Chico Anysio morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Depois de mais de 100 dias internado, o humorista Chico Anysio não resistiu e morreu de falência múltipla de órgãos; Chico deixa oito filhos, frutos de seus seis casamentos, e a esposa Malga Di Paula

Publicado sexta 23 março, 2012

Depois de mais de 100 dias internado, o humorista Chico Anysio não resistiu e morreu de falência múltipla de órgãos; Chico deixa oito filhos, frutos de seus seis casamentos, e a esposa Malga Di Paula
Morre no Rio o humorista Chico Anysio - Arquivo CARAS

Atualizada às 16h24

Chico Anysio (1931 - 2012) morreu, aos 80 anos, às 14h52 desta sexta-feira, 23, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele não resistiu a uma parada cárdiorrespiratória e, de acordo com boletim médico, a morte ocorreu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar. No momento da morte, estava com o humorista seu filho adotivo, André Lucas. Malga di Paula (40), atual esposa de Chico e que o acompanhava diariamente no hospital, havia deixado o hospital há poucos minutos quando foi comunicada da morte.

Nesta semana, o humorista, que estava sedado e respirando com ajuda de aparelhos no CTI do centro médico, teve que passar por uma punção torácica esquerda, em que houve a drenagem de grande quantidade de sangue. Ele estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial.

Os problemas de saúde começaram em dezembro de 2010, quando o ator foi submetido a uma angioplastia para desobstrução da artéria coronariana. Após 109 dias internado, Chico voltou ao programa Zorra Total no papel da personagem Salomé. No entanto, ele voltou a ser internado, em novembro de 2011, após uma infecção urinária. Depois de curto período de alta, 22 dias, o comediante voltou ao hospital com quadro de hemorragia digestiva.

No dia 14 de janeiro, após uma breve melhora, o estado do paciente piorou o ator foi submetido a uma laparotomia exploradora (cirurgia abdominal para determinar os motivos do sangramento no intestino, retirando um segmento do intestino delgado que tinha sofrido uma perfuração por isquemia intestinal). No mesmo período, o paciente desenvolveu insuficiência renal passando a receber sessões de hemodiálise.

Em fevereiro, ele passou a apresentar discreta melhora no quadro clínico e as sessões de hemodiálise foram suspensas, assim como a redução dos medicamentos para controlar a pressão arterial.
Lúcido, Chico permanecia algumas horas do dia sem ajuda do suporte mecânico para respirar e passava diariamente por sessões de fisioterapia respiratória e motora. No fim do mês, ele foi diagnosticado com um novo quadro de pneumonia, passou a fazer uso de antibióticos e voltou a respirar com ajuda de aparelhos.

O humorista permaneceu com o mesmo quadro clínico até meados de março. No dia 21, ele apresentou piora no quadro cardiocirculatório com queda da pressão arterial e falência dos rins. Voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia e foi submetido a sessões de hemodiálise.

Chico Anysio deixa oito filhos, frutos dos seus seis casamentos, e a esposa Malga Di Paula (40).

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, como foi registrado ao nascer, era de Maranguape, Ceará. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Sua estreia na televisão foi com o programa Noite de Gala, em 1957, na TV Rio. Era conhecido por interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema. Entre os seus principais trabalhos, estão Chico Total, Chico Anysio Show e Escolinha do Professor Raimundo.

+ Famosos lamentam morte de Chico Anysio
+ ‘Tenho pena de morrer porque são tantas as ideias para realizar’, diz Chico Anysio em sua última entrevista a CARAS
+ Chico Anysio queria ser jogador de futebol. Conheça a história e veja vídeos do humorista
+ TV CARAS: Em 2008, Chico Anysio mostrou seu lado artista plástico
+ 'Chico Anysio é o mago do humor', diz Castrinho
+ Globo faz tributo para Chico Anysio com reexibição de 'Chico & Amigos'
+ Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lamenta a morte de Chico Anysio
+ Família de Chico Anysio está reunida no hospital
+ 'Chico Anysio é o maior artista de todos os tempos', diz Claudia Jimenez
+ As participações de Chico Anysio em novelas e séries
+ ‘Nosso mestre deixa saudade’, diz Fabiana Karla sobre Chico Anysio
+ Corpo de Chico Anysio será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Chico Anysio / foto: Mariana Montenegro / Divulgação
Professor Raimundo (Chico Anysio) / foto: Reprodução / TV Globo
Chico Anysio e Malga Di Paula / foto: Philippe Lima e Rodrigo dos Anjos / AgNews

Último acesso: 24 Sep 2021 - 15:39:08 (203066).

Leia também

TV CARAS