Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Vestido de um único tom para madrinhas garante harmonia no altar e no álbum de fotos

Madrinhas com vestidos da mesma cor é um costume bastante comum nos Estados Unidos e começa ganhar força no Brasil. Veja o exemplo de Lady Gaga e saiba como incluir a tendência no seu casamento

Redação Publicado em 13/06/2013, às 18h11 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Um único tom nos vestidos das madrinhas garante beleza e equilíbrio estético - Samuel Lippke
Um único tom nos vestidos das madrinhas garante beleza e equilíbrio estético - Samuel Lippke

Vermelho fechado, azul noite, verde petróleo, rosa pink, amarelo. Ao contrário do que você imagina, não, não estamos falando da escala Pantone de cores, mas sim dos vestidos das madrinhas numa fotografia de casamento. Todas estão lindas e, com certeza, se esforçaram ao máximo para honrar o convite dos noivos. Mas ali, eternizado no álbum de fotos ou no vídeo da festa, esse colorido todo talvez não seja muito bonito. Por isso, um costume bastante comum lá fora, principalmente nos Estados Unidos, começa ganhar força aqui no Brasil também: madrinhas com vestidos da mesma cartela de tons.

Vestidos de festa das famosas: saiba quais looks valorizam o seu corpo

Segundo Tatiana Creazzo Cury, assessora e decoradora de eventos, restringir um pouco o colorido fica “esteticamente mais bonito e equilibrado”. Mas como pedir às madrinhas que elas usem determinada cor? “É preciso ser delicada”, aconselha Tatiana. Uma sugestão, por exemplo, é enviar um buquê de origami com uma cartinha do tipo “escolha o tom de seu vestido entre estes”. Se houver disponibilidade de tempo e dinheiro, também é possível oferecer um corte de tecido. Mas não restrinja a escolha a uma única cor ou modelo. “Fale em tons para que haja uma gama de possibilidades que fique bem em morenas e loiras”, diz a assessora. E não há problema se as mães dos noivos usarem cores diferentes das madrinhas.

Vestidos para madrinhas inspirados na Semana de Moda de Nova York

Ao avisar as amigas da sua escolha, atenção ao momento certo. Nunca avise logo de cara, junto com o convite. “Primeiro o prazer e depois o ‘pacote da alegria’! Diga: ´olha, o casamento vai ser na China, cada um paga a sua viagem e o seu vestido vai ser roxo´”, brinca Tatiana. Mas por trás da piada, há um fundo de verdade. Evite fazer o pedido pessoalmente e prefira um e-mail ou até envie um presente. Isso dá tempo para que a madrinha “absorva” a notícia e não deixe a noiva triste ou nervosa com uma cara de “sério?!”. E três meses é o tempo mínimo que a noiva precisa dar às amigas para que elas se organizem para achar ou mandar fazer o vestido.

Dez vestidos curtos para arrasar em festas de casamento

“Normalmente, as madrinhas são muito amigas da noiva, ela as conhece bem”, diz Tatiana. Isso faz com que na grande maioria dos casos, todo mundo aceite numa boa a ideia de usar um vestido num tom predeterminado. Até Lady Gaga, famosa por seus looks extravagantes e absolutamente peculiares, não se importou de usar o mesmo vestido nude das outras madrinhas no casamento de sua melhor amiga. O modelo eleito era um “convertible dress”, ou seja,  tinha 15 maneiras diferentes de ser usado. E a escolhida por Gaga tinha seu charme. Mais do que uma cor ou um corte, o item fundamental de um casamento é o sorriso no rosto. De noivas e madrinhas. Bom senso é indispensável.