CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Peças raras que pertenceram à Família Real portuguesa serão leiloadas em São Paulo

As peças serão expostas nos dias 1 a 9 de novembro e leiloadas nos dias 10,11 e 12

CARAS Digital Publicado em 07/11/2014, às 12h54 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peças de João VI e D.Pedro II serão leiloadas em São Paulo - Divulgação
Peças de João VI e D.Pedro II serão leiloadas em São Paulo - Divulgação

Itens que fazem parte do espólio de Dona Margarida Polak Lara, viúva do Conde Henrique de Toledo Lara, e grande apreciadora de arte e antiguidades serão leiloados em São Paulo.

O leiloeiro oficial, Luiz Fernando Dutra, destaca uma carta manuscrita de D. João VI a seu primo, o Rei das Duas Sicílias, informando o falecimento de seu filho primogênito D. Antonio. Segundo Dutra, este documento marca um momento histórico de grande importância. “Com a morte de D. Antonio, seu irmão, D. Pedro I passa a ser o sucessor da Coroa. Não fora este acontecimento, talvez a história fosse outra e o Brasil não teria sua independência e continuaria colônia de Portugal”, ressalta.

Um faqueiro de prata portuguesa que pertenceu a D. Pedro II, uma pistola pederneira utilizada na Guerra do Paraguai com brasão do Imperador D. Pedro II, cuias para chimarrão decoradas com o rosto do Imperador D. Pedro II, um brasão imperial, pratos de porcelana que pertenceram a D. João VI e grande coleção de condecorações do período Imperial também serão leiloadas.

Entre os quadros nacionais e estrangeiros, o leiloeiro destaca “A Tribo”, óleo sobre tela de Anita Malfati, presenteada pela artista ao então presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza em 1921, além de obras de Di Cavalcanti, Manabu Mabe, Burle Marx e Gonçalo Ivo e esculturas de artistas como Frans Krajcberg, Ernesto de Fiori e Victor Brecheret.