Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Cafeteiras com design inovador se transformam em item de decoração

Cada vez mais sofisticadas - e bonitas! - as cafeteiras podem fazer parte da decoração, além de renderem deliciosas bebidas

Redação Publicado em 11/03/2013, às 18h21 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

As cafeteiras garantem charme e sofisticação à decoração. Os modelos grandes são ideais para deixar a cozinha ainda mais bonita - Shutterstock
As cafeteiras garantem charme e sofisticação à decoração. Os modelos grandes são ideais para deixar a cozinha ainda mais bonita - Shutterstock

Com aparência e funcionalidades surpreendentes, aliam o melhor do design e com o sabor e a intimidade que o café proporciona.  “O brasileiro está mudando a sua cultura em relação ao café. Está mais preocupado com o sabor, a qualidade e os diferentes tipos. Por esse motivo, as cafeteiras estão se tornando indispensável na casa”, diz Tiago Dibenedetto,  coordenador de produtos da Spicy.     

Conscientes disso, as marcas investem em modelos inovadores e que tragam ainda mais tecnologia e beleza. “Os fabricantes já perceberam que a cafeteira é um item obrigatório na cozinha e que precisam ser bonitas”, afirma Adriana Helú, decoradora de interiores do Triplex Arquitetura. E essa tendência reforça a ideia de que design e funcionalidade podem - e devem - caminhar juntos. “Existem modelos com fortes elementos de design: coloridos, com formas diferentes e acabamento em materiais visualmente bonitos”, diz Adriana. A seguir, uma lista com alguns modelos e suas características:

High- tech
A designer coreana Song Ah Lee, por exemplo, criou uma cafeteira de parede. O eletrodoméstico tem formato circular e o usuário pode escolher os ingredientes da bebida na parte superior do aparelho. O consumidor deve colocar a xícara em um espaço especialmente reservado para que o café caia quentinho.

Outra aposta também que atrai os olhares dos amantes de tecnologia é a ‘Top Brewer Scanomat’. Com formato totalmente diferente das cafeteiras tradicionais, o modelo é semelhante à uma torneira e pode ser fixada em qualquer local da casa. Com o auxílio de um aplicativo para iPhone ou iPad, o consumidor pode escolher a bebida que desejar apenas com o toque no celular.

Retrô
E para unir a tecnologia ao design retrô, marcas investem em opções bastante diversificadas. Os fornecedores Expresso, Bialetti e Nespresso, por exemplo, possuem opções variadas para diferentes tipos de decoração. “A peça deve combinar com o ambiente de alguma maneira, seja no estilo [moderno ou retrô] ou na cor, por exemplo”, aconselha Adriana.

Decoração
Após a escolha da cafeteira ideal para sua casa, é preciso decidir onde ela ficará melhor posicionada. “Cafeteiras bonitas devem ser vistas. Portanto, podem ser colocadas em locais onde são recebidas as visitas”, diz Adriana.

Os modelos portáteis são ideais em copas. “Além de trazer praticidade, elas renovam a decoração, tirando qualquer monotonia do ambiente. Também podemos apostar nos modelos de cafeteiras embutidas em ambientes maiores, como as varandas e cozinhas gourmet”, diz Teresa Simões, arquiteta.

As cafeteiras também são ótimas opções em cozinhas, sala de estar ou até mesmo no living. “Sugiro que fique no bar, sobre uma bancada na cozinha, em um balcão utilitário na varanda ou na sala de jantar ou almoço”, completa. “É importante colocá-la em um local prático, onde ela será realmente útil”, recomenda a decoradora.

Acolhedoras
Independente do local onde ela será colocada, as cafeteiras deixam o ambiente mais agradável. “Elas servem como ponto de convívio entre os moradores e eventuais visitas, transformando qualquer momento em algo prazeroso”, diz Teresa.

Da Redação