CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / SAIBA TUDO

Quer fazer lipo? Médico alerta sobre recuperação delicada no pós-operatório

Em entrevista à CARAS Brasil, o cirurgião plástico Nicola Biancardi desvendou os mistérios da lipoaspiração, uma dos procedimentos mais populares do mundo

Resultado de lipoaspiração pode aparecer a partir dos três meses - Foto: Freepik
Resultado de lipoaspiração pode aparecer a partir dos três meses - Foto: Freepik

Um dos procedimentos estéticos mais populares do Brasil, a lipoaspiração promete transformar a silhueta e aumentar a autoestima, mas também requer um pós-operatório muito cuidadoso para os pacientes que decidem por realizá-la. Em entrevista à CARAS Brasil, o cirurgião plástico Nicola Biancardi explicou detalhes envolvendo o procedimento que precisa de cuidados rigorosos para garantir uma recuperação segura e satisfatória. 

Segundo o especialista, é de extrema importância seguir cuidados bem específicos durante este período, não apenas evitando esforço físico intenso, mas também fazendo uso de cinta compressiva, além de seguir as orientações médicas para medicamentos e higiene.   

"É altamente recomendável ter alguém para auxiliar, especialmente nos primeiros dias, pois a mobilidade pode estar limitada e a presença de um acompanhante facilita a administração de medicamentos, a realização de pequenas tarefas e proporciona suporte emocional. A presença de uma pessoa de apoio pode fazer uma grande diferença na qualidade da recuperação", declara. 

Quanto ao tempo de recuperação, Nicola destaca que a reabilitação não é de longa duração e em poucas semanas a pessoa já pode retornar para uma rotina normal. Além disso, o resultado também já pode ser visualizado pelo paciente em pouco mais de três meses. 

Leia também: Lipo Lad: Médico revela detalhes por trás de procedimento queridinho dos famosos

"A recuperação inicial após uma lipoaspiração geralmente leva de uma a duas semanas, durante as quais o paciente pode voltar a se locomover normalmente e realizar atividades leves. No entanto, a recuperação completa, com retorno a atividades físicas intensas e resultados finais visíveis, pode levar de três a seis meses", afirma.

Vale destacar que é comum que nos primeiros dias após a lipoaspiração os pacientes sintam dor, inchaço e hematomas nas áreas tratadas. Esses sintomas são normais, mas precisam ser monitorados de perto. "É crucial seguir as recomendações médicas para otimizar a recuperação e evitar complicações", frisa.