Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Homens que se tornam pais aos 25 anos estão mais propensos à depressão

Segundo estudo publicado na Pediatrics, que acompanhou mais de 10 mil homens, quem se torna pai por volta dos 25 anos está mais propenso a desenvolver depressão. Veja

CARAS Digital Publicado em 16/04/2014, às 14h58 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Homens que são pais aos 25 podem ter depressão - Shutterstock
Homens que são pais aos 25 podem ter depressão - Shutterstock

De acordo com estudo divulgado na publicação especializada Pediatrics, homens que se tornam pais por volta dos 25 anos e moram na mesma casa em que o filho durante os primeiros cinco anos de vida da criança estão 68% mais propensos a desenvolver depressão do que se vivessem a paternidade em outra época.

Para chegar à conclusão, os responsáveis pelo estudo acompanharam mais de 10 mil jovens e descobriram que os pais que não dividiram a casa com os filhos não apresentaram o mesmo aumento nos níveis de depressão. Já os demais tiveram picos dos sintomas durante os primeiros anos de vida do filho.

Pais com depressão, ainda segundo a publicação, são mais propensos a usar castigos corporais e ser negligentes com relação à criança, além de não conseguirem interagir com as crianças de forma saudável. "A depressão do pai pode ter um efeito negativo sobre a criança, especialmente durante os primeiros anos de vida, que são a chave para a criação de um vínculo entre os dois", disse o principal autor do estudo Craig Garfield, professor associado de pediatria e ciências sociais médicas na Feinberg School of Medicine da Universidade de Northwestern, por meio de um comunicado.