Grupo Revelação comemora 20 anos com novo DVD ao vivo

Em lançamento de novo DVD, grupo Revelação diz que não existe diferença entre samba e pagode e faz uma balanço de seus 20 anos de trajetória. "Tivemos que matar um leão por dia para chegar até aqui, mas conseguimos”, comemora o vocalista Xande. Roger Flores e André Ramiro foram prestigiar a banda

Publicado terça 23 outubro, 2012

Em lançamento de novo DVD, grupo Revelação diz que não existe diferença entre samba e pagode e faz uma balanço de seus 20 anos de trajetória.
Revelação - Thyago Andrade/FotoRioNews

A longa trajetória do grupo Revelação ganha mais um capítulo a partir de agora. O grupo comemora 20 anos de sucesso com o lançamento do CD e DVD 360º Ao Vivo. Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 23, na Blá Blá Champanheria, Rio de Janeiro, o vocalista da banda, Xande de Pilares, revela que chegar a duas décadas de estrada se deve a constante busca pela inovação. “Nós buscamos sempre nos reinventar e nos propor novos desafios. Estamos aqui lançando esse trabalho, mas já pensando no que faremos no próximo”, disse. O ex-jogador Roger Flores e o ator André Ramiro foram prestigiar a banda no lançamento do novo trabalho.

Xande tem a superstição de tocar sempre de branco, mas teve que deixar a crendice de lado e vestir preto por conta da exigência da gravação. Outra mania, mas dessa vez do grupo todo, é sempre gravar os DVDs ao vivo. “Nenhum dos nossos DVDs foi feito de outra forma. Nos entregamos muito gravando ao vivo. Por conta disso, tivemos algumas dificuldades e alguns erros. Temos essa consciência, mas foi tudo ao vivo mesmo. Erramos porque foi tudo feito de verdade”, conta Mauro Júnior (banjo e vocal).

O show, gravado no HSBC Arena, foi realizado num palco em 360 graus. “Apenas a maior banda do mundo, o U2, fez isso. E agora, o Revelação também fez. O nome do CD não poderia ser diferente”, explica Xande de Pilares. Entre as outras novidades, o público vai conferir dez canções inéditas e apenas uma regravação. “Nós fizemos essa aposta. Será a primeira vez que isso acontece, pois sempre trazíamos regravações de nossas músicas”, declara Beto Lima (violão, guitarra e vocal). “Temos coragem de fazer, de arriscar e apresentar coisas novas, mesmo sabendo que pode não dar certo”, acrescenta Xande. Além das canções inéditas, o DVD conta com a participação dos cantores Belo, Benito de Paula, Carlinhos Brown, Xand Avião, David Elliott e da banda Clareou.

'Tivemos que matar um leão por dia'

Ao fazer um balanço da trajetória, o grupo lembra da mudança no cenário do samba. “Houve uma grande transformação. A qualidade aumentou muito e a tecnologia contribuiu para isso. Temos orgulho em fazer parte dessa história e ter contribuído para essa mudança”, conta Beto Lima, que deixa claro que não existem grupos de samba ou de pagode. “Samba é samba. Não existem subdivisões”, salienta.

Quem pensa que o grupo vai parar por aí está enganado, pois reinvenção é palavra de ordem para os músicos. “O que temos de mais especial na nossa bagagem é o sonho realizado. Já fizemos turnê pela Europa, participamos de festivais latino-americanos, vimos japoneses cantar a nossa música. Mas a gente só para de sonhar quando morre”, declara Xande. “Revelação é um grupo vitorioso. Pagamos o preço do começo e fizemos por merecer. Não chamamos a música de ‘você’ e sim de ‘senhora’. Tivemos que matar um leão por dia para chegar até aqui, mas conseguimos”, revela o vocalista, com a emoção parecida com a da gravação de um DVD.

A turnê do novo trabalho começa em novembro, segue até o próximo ano e promete contemplar a maioria dos estados brasileiros.

Roger Flores prestigia evento do Grupo Revelação / foto: Thyago Andrade/FotoRioNews
Roger Flores prestigia evento do Grupo Revelação / foto: Thyago Andrade/FotoRioNews
André Ramiro prestigia evento do Grupo Revelação / foto: Thyago Andrade/FotoRioNews
Grupo Revelação / foto: Thyago Andrade/FotoRioNews
Grupo Revelação / foto: Thyago Andrade/FotoRioNews

Último acesso: 24 Nov 2020 - 19:42:07 (217376).

Leia também

TV CARAS