CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Etimologia

Redação Publicado em 06/11/2012, às 11h10 - Atualizado às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
-
-

Aposentar: do latim pausare, impor ou fazer uma pausa, cessar o que está em andamento. No Português arcaico escrevia-se apousentar. O sentido original no Latim era ficar em casa ou entrar nos aposentos alheios, isto é, hospedar-se na casa de terceiros. Ganhou também o sentido de deixar de lado alguma coisa (aposentou os suspensórios). No Brasil, a aposentadoria compulsória dá-se aos 70 anos, um limite questionado hoje, pois os brasileiros estão mais longevos e em média vivem 20 anos a mais do que viviam quando se impôs este marco. Nas reservas para idosos nos estacionamentos de automóveis, o símbolo, um idoso corcunda, apoiado numa bengala, contradiz o estado de saúde e o bem-estar dos lépidos ocupantes.

Brevidade: do Latim brevitate, declinação de brevitas, designando o que é breve, tem duração curta, é fugaz. Existe um bolinho de polvilho com este nome. Segundo o filólogo e professor carioca Antenor Nascentes (1886-1972), o nome se deve à rapidez com que é assado. A Brevidade da Vida, do escritor e filósofo romano Sêneca (4 a.C.-65), é um texto muito conhecido, que expõe belas lições sobre o que fazer com a vida, aproveitando o aqui e o agora, deixando de lado a preocupação com o caráter efêmero da existência. Ele começa seu texto se dirigindo a um praefectus annonae, funcionário público responsável pelo abastecimento de cereais em Roma. Contrariando filósofos inconformados que alguns animais vivem mais do que o homem, diz: “A vida humana é suficiente para quem dela sabe dispor de modo adequado.” O imperador Nero (37-68), seu aluno, determinou que seu professor se suicidasse.

Cafetina: feminino de cafetão, do Lunfardo cáften, indivíduo que vive da prostituição de suas protegidas. Aparece no título do livro do jornalista e cartunista catarinense Dante Mendonça (59) Memórias Póstumas de uma Cafetina. Maria, personagem solar da obra, emigra da Ucrânia e na chegada ao Brasil é enviada a Prudentópolis, onde era e ainda é grande a influência ucraniana em usos e costumes. Trabalha na roça e muda-se para Curitiba, onde exerce seu ofício, primeiro como empregada de prostíbulo e depois como proprietária, estabelecendo-se na frente de um quartel. O escritor dá a ela uma aura de grande ternura. Maria é um imaculado lírio nos lodaçais que frequenta, mas aos poucos aprende as artimanhas dos que a cercam.

Fragmento: do latim fragmentum, a partir de frangere, quebrar, designando pedaço de alguma coisa. Nas escavações havidas nas regiões onde Jesus (século I) viveu e o cristianismo se formou, é frequente que sejam encontrados fragmentos de papiros ou de pedras, às vezes revelando ou confirmando certas passagens de sua vida, outras vezes contrariando os quatro evangelhos que a Igreja aceita. O mais recente é um fragmento minúsculo, de 4 x 8 centímetros, de papiro egípcio, escrito em Copta, um dialeto do Grego, em caligrafia muito ruim, traduzido pela historiadora Karen Leigh King (58), da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Interpretar: do latim interpretare, de inter pretium, tarefa de fazer com que vendedor e comprador, falando línguas diferentes, se entendessem sobre o preço das mercadorias. Passou depois a designar o ofício de traduzir documentos, tal como foi feito recentemente, revelando que Jesus teria sido casado com Maria Madalena (século I), pois uma das frases é esta: “E Jesus falou a eles: minha mulher...”. Foi precipitada a interpretação, pois a frase em si não prova nada. No Evangelho de Maria, encontrado igualmente no Egito, em 1896, Madalena aparece como discípula preferida. Erros de tradução ou interpretação vêm apresentando Madalena como prostituta, às vezes confundida também com a mulher perdoada no episódio que ensejou a frase “atire a primeira pedra quem não tiver pecado”.

Luterano: do nome do teólogo e ex-padre Martinho Lutero (1483-1546), referência solar da Reforma, nascido em Eisleben, na atual Alemanha. Em 1517, quando tinha apenas 34 anos, ele afixou suas 95 teses, bases da divergência abissal que manteria dali por diante com a Igreja Católica. A venda de indulgências feita por Johann Tetzel (1465-1519), padre dominicano a serviço do papa Leão X (1475-1521), pode ter sido o estopim de sua revolta.