CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Agora é lei! Possível filha de Príncipe William e Kate Middleton pode ser rainha

Países da Commonwealth acabam com a discriminação de gêneros para posse de trono, o que significa que uma possível primogênita de Kate Middleton e Príncipe William pode vir a ser Rainha da Inglaterra

Redação Publicado em 28/10/2011, às 14h58 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe William e Kate Middleton - Getty Images
Príncipe William e Kate Middleton - Getty Images

Alguns dos países que compõem a Commonwealth e que têm a Rainha Elizabeth II (85) como chefe de Estado acordaram em acabar com a discriminação que dá preferência aos filhos varões, ao invés das primogênitas, na sucessão do trono.

Isso significa que, caso o primeiro bebê do Príncipe William (29) com Kate Middleton (29) seja menina, ela poderá assumir o trono, sucedendo seu pai, e tornando-se rainha da Inglaterra. No momento, o pai de William, Príncipe Charles (62), é o sucessor do trono britânico. Consequentemente, William assumirá após seu pai. Elizabeth só é rainha porque seu pai, George VI, não teve filhos homens.

Essa norma perdurava há mais de 300 anos na legislatura britânica. Com a nova medida, elimina-se a tradição de um irmão mais novo ter de assumir o trono no lugar da filha primogênita, pelo fato de ser homem.

Em outro ato, a cúpula da Commonwealth decidiu permanecer com a regra de que o monarca seja protestante, mas, a partir de agora, seu cônjuge poderá ser católico.

Há pelo menos 30 anos, o parlamento britânico tentava implementar leis que acabassem com essas duas discriminações. Agora, enfim, essas iniciativas resultaram efeito.