videos Saúde e Você

Espondilolistese e dores na coluna são temas do Saúde e Você

A apresentadora Duda Rodrigues conversa com o Dr. Juliano Fratezi sobre dores causadas pelo escorregamento da vértebra

A apresentadora Duda Rodrigues entrevista o Dr. Juliano Fratezi, ortopedista especialista em coluna e dor, para falar sobre espondilolistese, distúrbio pouco conhecido, mas que aflige milhões de brasileiros. "Espondilolistese significa escorregamento para frente de um corpo vertebral na coluna. Em outras palavras, é quando temos um 'defeito' na 'dobradiça' da coluna. Esse distúrbio tem graus, podendo gerar pequenos ou grandes deslizes da vértebra", explica o médico. 

Os sintomas mais comuns desse transtorno da coluna são dor lombar, perda de força, formigamento, dor no trajeto do nervo ciático e desvios posturais. Segundo Juliano, o problema é a identificação da espondilolistese nos jovens. "Na criança e no adolescente o disco é melhor, é tão novinho que ele consegue segurar esse escorregamento. Porém quando a fase adulta chega o disco começa a falhar e a pessoa descobre o distúrbio", conta o especialista. “É importante ressaltar que se seu filho tem dor nas costas, e é novinho, investigue, faça exames. É raro, mas as doenças na coluna também afetam os jovens”, complementa o doutor. 

O tratamento é individual, de forma que os médicos possam estudar caso a caso para entender a melhor forma de lidar com a espondilolistese de cada um. "De maneira geral, o tratamento inicial inclui medicação e repouso. Nos casos leves é possível fazer um tratamento conservador com RPG e fisioterapia. Tratamos cirurgicamente apenas os casos mais graves, quando a pessoa apresenta sintomas mais intensos", esclarece Juliano.

O Saúde e Você é exibido na TV CARAS às segundas-feiras, às 11h.
 


Publicado segunda 21 dezembro, 2020


Último acesso: 19 Jan 2021 - 15:51:55 (371908).