Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Em Família: Professora de Helena é dubladora de chamadas da Globo

Intérprete da professora de literatura de Helena na novela Em Família também é locutora das novelas da Globo e dubladora de Rubi, do SBT

CARAS Digital Publicado em 05/02/2014, às 13h40 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Mabel Cezar - Divulgação
Mabel Cezar - Divulgação

Quem viu os primeiros capítulos de Em Família pode ter achado familiar a voz da professora de literatura da protagonista Helena. Trata-se da atriz Mabel Cezar, que, além do trabalho na novela, foi a escolhida pela Globo para ser a primeira voz feminina a narrar chamadas de novela em 40 anos - é dela a voz da chamada dos capítulos de Joia Rara e de outros programas da emissora.

Além disso, Mabel também é a dubladora da protagonista Rubi, na novela de mesmo nome que o SBT está exibindo novamente, na faixa das 16h.

Em entrevista à CARAS Digital, Mabel, que dá aulas de dublagem há 10 anos, falou sobre o bom momento profissional.

Sou atriz e dubladora há muitos anos. Já fiz vários trabalhos para a Globo, como a dublagem das novelinhas que aparecem no BBB . Há 40 anos a Globo não tem uma voz feminina na locução de suas chamadas de novela. Quando resolveram quebrar esse padrão, pediram que eu mandasse uma amostragem de voz por email e fui selecionada. Fiquei lisonjeada, achei super legal. Também fiz a Elvira, de Joia Rara, em um convite que aconteceu de maneira independente", afirmou.

Além do trabalho como dubladora e atriz, Mabel também encontra tempo para dar aulas na prestigiada escola de formação de atores CAL, a Casa de Artes das Laranjeiras.

Apaixonada pelo ofício, Mabel hesita ao responder sobre qual trabalho mais a atrai. “Não saberia dizer. Eu virei atriz para ser dubladora, quando quis fazer o curso foi que soube que teria que ser atriz também. Encaro a dublagem como uma especialização do trabalho de atriz, não como uma locução apenas. Quanto estou dublando, penso: ‘Poxa, é isso que gosto de fazer’. Aí vou para o estúdio, vejo  a Amora Mautner fazendo uma direção primorosa, o elenco, o trabalho todo de atuar na novela e penso: ‘Poxa, é isso também que gosto de fazer’ (risos). Não tenho como escolher, amo igualmente as duas áreas, como também amo dar aulas”, finalizou.