CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

CARAS VÊ TV: Com personagens fragilizados, 'The Walking Dead' mostra lado humano dos sobreviventes

No episódio 'After', que marca o retorno da série após a Mid-Season, os sobreviventes deixam a prisão e partem solitários para diversos rumos

Thiago Azanha Publicado em 11/02/2014, às 09h00 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas do episódio 'After' da série 'The Walking Dead' - AMC/Divulgação
Cenas do episódio 'After' da série 'The Walking Dead' - AMC/Divulgação

O retorno da série The Walking Dead na noite desta terça-feira, 11, na Fox, mostrará o grupo liderado por Rick (Andrew Lincoln) dividido e fragilizado com a morte de Hershel (Scott Wilson) e a perda da prisão após o trágico combate com o Governador (David Morrissey).

ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILER; SE NÃO QUISER SABER O QUE IRÁ ACONTECER, SIGA PARA O ÚLTIMO PARÁGRAFO

O episódio After (Depois, em tradução livre para o português) começa com Rick e Carl (Chandler Riggs) caminhando após a batalha na prisão, que ainda aparece em chamas. Irritado com a situação, o jovem não se importa com o estado de saúde do policial, que anda com dificuldades procurando alimentos e um lugar seguro para descansar.

+ Mortes de personagens importantes tentam salvar temporada de 'The Walking Dead'

Após encontrar uma casa em um bairro residencial abandonado, Carl desconta toda sua raiva e desapontamento com Rick -- que dorme profundamente e não ouve as ofensas do filho. Em um dos momentos mais dramáticos da série, o jovem desabafa tudo o que está guardado e se diz decepcionado com o pai, uma vez que ele não foi capaz de proteger a mãe, Lori (Sarah Wayne Callies), Judith -- que pensa ter morrido na fuga da prisão -- e todos os outros membros do grupo. Em determinado momento, diz que prefere vê-lo morto e que já pode se virar sozinho.

Não é o que acontece na vida prática. Quando o dia amanhece, Carl sai em busca de alimentos e é atacado duas vezes pelos zumbis, que quase o matam. Quando retorna para a casa -- após comer um delicioso pudim de chocolate, em uma cena divertida vista sob a perspectiva de uma criança --, se depara com o pai quase morto, como tivesse se transformado em um morto-vivo. Chega a apontar a arma para a cabeça de Rick, mas desiste e se rende. Para sua sorte, o pai só tenta dizer para o filho não ir para fora da casa. Depois, cai no choro.

Mas quem ganha destaque no episódio que marca o retorno da Mid-Season é Michonne (Danai Gurira). Pela primeira vez, o público fica sabendo um pouco mais sobre seu passado: descobre-se que ela tinha um marido e era mãe! Mas com o apocalipse zumbi, perdeu as pessoas que mais amava e se fechou em seu mundo para sobreviver. Durante o episódio, ele tem alguns flashbacks que mostra como era feliz e realizada em sua casa. Mas, ao que parece, o marido desistiu de lutar pela vida e acabou morrendo junto com o filho. Em certo momento, Michonne diz que, se ela estava viva até agora, os dois conseguiriam ter sobrevivido.

+ "Ele teve o que mereceu", diz David Morrissey sobre morte do Governador

Durante a fuga da prisão, Michonne opta por seguir com os zumbis um caminho da orda. Chega a ver as pegadas de Rick e Carl na lama, mas mesmo assim deseja levar uma outra vida. Embora tente, não consegue andar por muito tempo ao se deparar com uma morta-viva que se parece consigo. Em uma cena memorável, mata vinte e dois zumbis com sua espada e sai à procura de seus antigos amigos. Graças à lata de pudim deixada em frente à uma casa, acaba encontrando com os dois outros sobreviventes. Durante entrevista para o programa Talking Dead, exibido após a série na AMC, Danai contou que sua personagem precisará escolher entre olhar para o futuro ou se apegar e sofrer pelo passado. Este deverá ser seu dilema na reta final da quarta temporada.

Além de Rick, Carl e Michonne, os outros personagen só deverão aparecer nos próximos sete episódios desta temporada. Mas o que fica evidente é a fragilidade física e psicológica dos sobreviventes pós-prisão. Neste momento, eles estarão sozinhos no mundo infestado por zumbis, sempre à beira da morte e sem alguma zona de segurança. Tudo para testar, mais uma vez, seus limites. É interessante ver a aposta da emissora em trabalhar o lado mais humano, e menos cruel, dos personagens. Ao que parece, eles irão descobrir uma nova maneira de enxergar o mundo através de suas escolhas e atitudes, nem que para isso passem pelo temido sofrimento.

AUDIÊNCIA: O retorno da série The Walking Dead na noite de domingo, 9, na TV norte-americana registrou uma audiência de 15,8 milhões de telespectadores -- ficando em primeiro lugar segundo dados da Nielsen. Em outubro de 2013, na estreia da quarta temporada, a audiência bateu recorde com 16,1 milhões de telespectadores.