CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Novelas / Desabafo

Janaína de Vai na Fé, atriz ouviu história chocante de abuso sexual

Em entrevista à CARAS, Tulanih comentou sobre trama impactante da novela Vai na Fé e trabalho de representatividade na TV Globo

por Surenã Dias

sdias_colab@caras.com.br

Publicado em 22/06/2023, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atriz Tulanih interpreta Janaína na novela Vai na Fé, da TV Globo - Foto: Reprodução/TV Globo
Atriz Tulanih interpreta Janaína na novela Vai na Fé, da TV Globo - Foto: Reprodução/TV Globo

Destaque na segunda fase da novela Vai na Fé, a atriz Tulanih afirmou que a trama escrita por Rosane Svartman tem sido importante para fortalecer e confortar mulheres que foram vítimas de abuso sexual em diversos momentos da vida.

Em entrevista à CARAS Brasil, Tulanih comentou como tem sido protagonizar uma trama tão forte quanto a de Janaína. A personagem tem sido responsável por promover uma grande reviravolta na história de Sol e Benjamin. Nos últimos capítulos, ela denunciou o vilão Theo e também revelou ter sido alvo de um estupro no passado.

"A Janaína é uma voz que precisa ser ouvida. Foi muito difícil abordar esse assunto na novela e entender essa personagem, porque as feridas estão abertas. Então, quando a Janaina fala, são muitas mulheres falando. Tá tocando em muitas mulheres que estão assistindo, em alguém do meu lado. É uma dor que é latente", declarou.

A atriz ainda contou que o convite para viver a cabeleireira veio poucas semanas após ela ouvir um relato chocante de outra mulher. Segundo Tulanih, a moça relatou ter sido abusada sexualmente durante a juventude, mas não se lembrava nitidamente do ocorrido. Além disso, a violência gerou uma criança, a qual ela perdeu a guarada para o abusador. 

"Um pouquinho antes de ser chamada para fazer a novela, eu tive contato com uma menina que era madrasta de duas crianças que estavam na oficina de futebol de meu filho. Durante a conversa, ela contou que tinha uma filha e ela falou que achava que tinha sido fruto de um estupro, porque não lembrava de nada", disse ela, que precisou ligar para uma amiga pisicóloga para digerir o desabafo.

Leia também: Galã de Vai na Fé fez terapia para se achar bonito: "Construção"

A global, que recentemente estreou com a série Olhar Indiscreto, da Netflix, afirmou que tem sido uma honra interpretar Janaina, por ela representar diversas outras mulheres: "Receber essa personagem me levou diretamente para essa história. E pensar que é muito mais comum do que a gente imagina...". 

REPRESENTATIVIDADE NA TV 

Apesar de ter chegado com a novela em andamento, Tulanih tem adorado todos os detalhes dos bastidores da produção e faz questão de destacar que está fazendo parte de um novo capítulo na história da teledramaturgia. Segundo a atriz, Vai Na Fé tem se tornado um grande sucesso por representar genuinamente o povo brasileiro.

"Eu costumo dizer que Vai Na Fé realmente vai entrar para a história da televisão brasileira e depois de um longo período de escassez de produtos que o povo brasileiro, de fato, se enxerga. Estamos inaugurando uma nova fase, onde a teledramaturgia olha para o seu povo de maneira íntegra, bela e muito contundente com nossa construção enquanto sociedade", disse.

"É muito interessante a gente ter essa diversidade, romper com uma hegemonia de ideias, de pensamentos e estereótipos. Quando a gente pega dois meninos negros, estudantes e universitários, tirando ele de um contexto marginal e coloca eles em uma contexto academico, construindo uma narrativa amorosa entre eles. Acho isso tão bonito. Acho que Vai na Fé acertou em cheio nas tramas. Não tem nada em uma camada superficial", completou.

Ela também destacou os bastidores da produção, que conta não apenas com um grande número de atores negros, como também roteiristas. "Conheci a equipe de roteirista e vi que tem um monte de gente preta escrevendo, muito legal. Foi uma troca muito gostosa. É uma novela incrível, porque tem pessoas incríveis fazendo. Estou muito feliz e muito grata de ter aterrizado nessa novela", contou.