CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Estilo fotojornalístico de fotógrafo americano reforça emoção em álbum de casamento

Famoso por seu estilo fotojornalístico, o fotógrafo americano Samuel Lippke, que registrou o badalado casamento da filha da escritora Danielle Steel, fala de seu trabalho e dá dicas para você escolher o profissional que vai fotografar a sua boda

Ana Paula de Andrade Publicado em 23/11/2012, às 15h50 - Atualizado em 22/02/2013, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O casamento de Vanessa Traina e Max Snow: o olhar fotojornalístico de Samuel Lippke deu personalidade às fotos - Foto-Montagem/Samuel Lippke
O casamento de Vanessa Traina e Max Snow: o olhar fotojornalístico de Samuel Lippke deu personalidade às fotos - Foto-Montagem/Samuel Lippke

No dia 7 de novembro de 2012, Vanessa Traina - filha da renomada escritora americana Danielle Steel, que é recordista na lista de best-sellers no New York Times - se casou com Maxwell Snow em uma cerimônia badalada, que reuniu apenas 80 convidados, em São Francisco, nos Estados Unidos. A noiva usou um modelo desenhado com exclusividade pelo estilista Riccardo Tisci, da Givenchy, e a maior parte das mulheres presentes na cerimônia vestiram a grife. As fotos do evento, publicadas na Vogue americana, captaram a emoção do momento e chamaram a atenção pelo estilo fotojornalístico, que, por não ser posado, colocou a espontaneidade de noivos e convidados em primeiro plano, sem perder o glamour. Samuel Lippke, o fotógrafo americano que clicou a boda, coincidentemente já fotografou um casamento no Brasil: o de seu irmão, que também é fotógrafo. Samuel conversou com Caras Noivas e deu dicas para quem está prestes a escolher o fotógrafo para o casamento. Ele também falou das tendências e criticou a “onda vintage” que invadiu as fotos das cerimônias nos últimos anos. Confira:


Como surgiu o convite para fotografar o casamento da filha da escritora Danielle Steel?
Já fotografei alguns casamentos de famosos, mas o convite surgiu por recomendação de amigos da Vanessa, além de eu ter conhecido Max, o noivo, em outro casamento em Hamptons no ano passado.


Suas fotos parecem contar uma história, sem parecerem ‘posadas’. Em que se inspira?
Eu me inspiro na luz do momento e nos instantes fugazes que marcam uma história. Para mim, ao fotografar, é importante capturar a dramaticidade daquele momento único com um olhar ‘orgânico’ e realista.


Existe alguma tendência em fotos de casamento atualmente?
Sim, sempre haverá tendências. Mas eu tento me afastar delas e sempre tento uma abordagem inovadora. A tendência agora é a estética excessivamente vintage. Para falar a verdade, essa “onda sépia enevoada” me irrita um pouco...


Na sua opinião, qual é a principal diferença entre fotografar uma festa convencional e um casamento?
Casamentos são eventos cheios de emoção e produzem imagens muito mais tocantes. Uma festa pode ser divertida, mas se esvazia de significado no decorrer do tempo. O casamento, não.


Lembra de algum casamento que tenha te emocionado de forma especial? Você acha que esse envolvimento ajuda a produzir fotos mais bonitas?
Eu me emociono em todos os casamentos e me dedico completamente. Isso ajuda a me conectar com o casal, suas famílias e convidados. Talvez isso aconteça porque eu tenho uma família muito unida e sei como é importante um dia especial entre pessoas queridas.


Qual foi a foto mais curiosa que você tirou em um casamento?
Já tirei fotos bem interessantes e inesperadas. Recentemente, registrei um “momento Marilyn”, que foi sexy, bem-humorado e espontâneo. Imagens como essa realmente me motivam a continuar fotografando casamentos.


O jeito como vivenciamos as cerimônias de casamento mudou ao longo dos últimos anos. Você acha que o olhar dos fotógrafos também mudou?
Sim. Acho que meu trabalho evoluiu e me esforço para que evolua ainda mais, para que o fotógrafo de casamentos tenha um papel maior no mundo fashion e das artes em geral.


Você já conhece o Brasil, certo?
Sim, eu fotografei o casamento do meu irmão, em novembro de 2009, na praia de Picinguaba (Ubatuba). Uma das cerimônias mais incríveis que tive o prazer de participar. Ele também é fotógrafo, então adoramos aventura! A experiência foi realmente singular. E o Brasil foi o cenário perfeito.


Quais são as suas dicas para quem está escolhendo agora o fotógrafo para registrar um casamento?
1) Antes de tudo, defina antes onde será a cerimônia, quem será o organizador do evento e então escolha o fotógrafo.
2) Pesquise imagens que você goste e então compare-as com o trabalho de alguns fotógrafos de diversos estilos
3) Escolha alguém que seja recomendado por pessoas que você confie
4) Tenha certeza de escolher um profissional em quem você confie, admire e goste da companhia. Afinal, ele vai acompanhar vocês durante o dia todo
5) Lembre-se de que seu casamento é um dia único e especial, então escolha o fotógrafo com todo cuidado

Por Ana Paula de Andrade