Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

A tendência é personalizar as festas de casamento

Atentas às vontades do consumidor, que busca personalizar os casamentos, as empresas apostam em novidades para ganhar espaço no mercado!

Redação Publicado em 12/12/2012, às 17h21 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Desde a embalagem dos docinhos da festa até o bolo, tudo pode ser personalizado - Shutterstock
Desde a embalagem dos docinhos da festa até o bolo, tudo pode ser personalizado - Shutterstock

Quando o assunto é organização de casamento, a palavra de ordem é personalização. Hoje, tudo pode ter - literalmente - a cara dos noivos e da festa. “Os casais querem tornar sua comemoração única, exclusiva e inesquecível”, afirma Camila Piccini, diretora da mostra CASAR. E se depender das novidades disponíveis no mercado, oportunidades não faltam para surpreender: existem topos de bolo que reproduzem o traje escolhido para o casório, embalagens de bem-casados e docinhos com o “tema” da decoração, bolo texturizado como a renda do vestido e até - vejam só! - alianças com a impressão digital do casal. Agora, até o café é personalizado.

Veja uma  galeria com mais de 90 modelos de alianças e escolha a sua!

Um bom exemplo para a situação é o novo segmento de serviço lançado pela Nespresso, o Business Solutions. “O serviço de catering tinha uma carência com relação aos casamentos. Faltava uma forma de oferecer café, já que para estar junto à mesa de doces de uma festa, a cafeteira precisa ser eficiente e sofisticada. Conseguimos suprir essa carência”, afirma Gabriela Souza Sala, gerente de Hotéis, Restaurantes e Caterings (HoReCa) da empresa.

Em boa parte dos casos, parte da estratégia para oferecer serviços mais personalizados implica em se especializar em um segmento. “No começo a empresa fazia todos os tipos de doces. Mas, quando percebemos que o bem-casado fazia mais sucesso, decidimos segmentar e ‘dominar’ o tema para oferecer o que o consumidor busca”, diz Fábio Amaral, diretor comercial da Conceição Bem-Casados.

Os números explicam a mudança do mercado. Até o final de 2012, o setor de casamentos deve faturar cerca de R$ 14,8 bilhões, segundo estimativa da ABRAFESTA (Associação dos profissionais, serviços para casamentos e eventos sociais). E nenhuma empresa - grande ou pequena - quer ficar de fora, mas a competição é cada vez maior. “As empresas ligadas ao setor devem adaptar seus produtos a fim de gerar compatibilidade com as comemorações de casamento”, avalia Camila Piccini. 

Confira cinco sugestões de serviços personalizados:

Aliança única: Com a impressão digital gravada na aliança, feita pela MW Jóias, os noivos têm certeza de que ninguém terá uma joia igual  (mwjoias.com.br)

Doces personalizados: A mesa de doces também fazer parte da decoração. Portanto, a L'art in Dolce faz as embalagens dos docinhos com o mesma tema do restante da festa (lartindolce.com)

Lembrança instântanea: Uma ótima opção para fazer os convidados lembrarem da festa é a fotolembrança do Studio Fi. O convidado tira a foto no casamento e recebe a imagem com uma moldura personalizada (studiofi.com.br)

Bolo de renda: A The King Cake reproduz o tecido do vestido da noiva no bolo da festa (thekingcake.com.br)

Café: A Nespresso lançou o segmento "Wedding" e oferece café na mesa de doces com uma máquina específica para casamentos (nespresso.com)

Por Juliana Cazarine