CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Os prédios mais surpreendentes da arquitetura modernista da União Soviética

Mostra na Áustria revela um lado pouco conhecido – e bonito - das construções modernistas das ex-repúblicas da União Soviética

Camila Carvas Publicado em 08/11/2012, às 18h38 - Atualizado em 22/02/2013, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Complexo de Esportes e Concertos, 1976–1984, Yerevan, Armênia - Simona Rota
Complexo de Esportes e Concertos, 1976–1984, Yerevan, Armênia - Simona Rota

Interessados em história contemporânea e fãs de arquitetura que estiverem de passagem por Viena, na Áustria, entre novembro e fevereiro de 2013 não podem perder a exposição “Soviet Modernism 1955 – 1991. Unknown Stories” no Architekturzentrum, o Centro de Arquitetura da cidade.

Ao expor filmes, fotografias, entrevistas e desenhos de projetos arquitetônicos pouco conhecidos de países como Armênia, Estônia, Lituânia, Letônia, Ucrânia e Uzbequistão, todos ex-repúblicas soviéticas, a mostra joga luz em uma parte da história que é pouco comentada no ocidente. Se muito se fala sobre o período stalinista, com seus edifícios enormes e imponentes, a arquitetura soviética modernista da segunda metade do século 20 ficou praticamente esquecida.

Apesar das normas impostas pela antiga URSS, a exposição mostra a variedade de estratégias regionais criativas que contradiz o senso comum de que a arquitetura “blocada” soviética era monótona e sem graça. E, além de revelar esse “outro lado”, o projeto abraça uma campanha de preservação, porque vários desses edifícios estão ruindo. A ideia é salvar, inclusive fisicamente, uma parte importante da história arquitetônica do século 20.

Architekturzentrum Wien
Museumsplatz 1, no Quarteirão dos Museus, Vienã
De 8 de novembro de 2012 a 25 de fevereiro de 2013
De segunda a domingo, das 10h às 19h