CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Os Destaques de Milão By Cristina Barbara

Satellite busca revelar os nomes que futuramente vão criar suas próprias marcas

Guilherme Ravache Publicado em 24/04/2012, às 15h17 - Atualizado em 08/10/2012, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cristina Barbara - Martin Gurfein
Cristina Barbara - Martin Gurfein

O Salão Internacional do Móvel de Milão é notório pelas marcas tradicionais que participam. Porém, uma parte da mostra chamada Salone Satellite, é reservada para os novos talentos do design. Composto por profissionais promissores, mas ainda sem projeção internacional, o Satellite busca revelar os nomes que futuramente vão criar suas próprias marcas ou criar para os gigantes do setor de decoração. E é neste espaço que Cristina Barbara, designer de interiores, busca encontrar as novidades a cada edição do evento.

"No Satellite a maior parte das peças apresentadas dificilmente vai deixar de ser um conceito para se tornar um produto de grande escala. Mas é daqui que saem as grandes novidades, aquelas que somente em alguns anos vão se popularizar depois de serem adotadas por grandes companhias", diz Cristina. Entre os projetos apresentados neste ano, chamou a atenção dela a cadeira Branches and Fur. Criada pelo designer italiano Marcantonio Raimondi Malerba, ela é feita de galhos de árvore em sua forma original e peles. "Acho essa cadeira interessante porque representa bem a tendência de trazer a natureza para a decoração", diz Cristina. Para ela, cadeiras como essa "funcionam como uma obra de arte na decoração. E a própria decoração é feita em função dessa obra conceitual".

Seguindo a mesma tendência, outra cadeira apresentada no Satellite que despertou o interesse de Bárbara foi a Esqueleto, do designer brasileiro Pedro Franco. Como o nome indica, essa cadeira é montada de maneira a lembrar um esqueleto, com uma espinha dorsal de madeira sustentando toda a peça de onde saem as demais madeiras, que sursentam quem se senta nela. Mas quem compra uma peça artística precisa estar atento a certos detalhes. "Primeiramente, todo o projeto precisa ter esse espírito conceitual. Depois, o dono da casa também tem de se sentir confortável com a escolha", conta Cristina.

Outra novidade do Satellite que atraiu Cristina foram os tapetes do designer brasileiro Sérgio J. Matos. "Os tapetes são feitos artesanalmente, mas com poliéster e cores vibrantes. Podem ser usados internamente ou externamente", diz ela sobre as peças inspiradas nas roupas do Maracatu de Pernambuco. Afinal, a versatilidade é fundamental para quem planeja tornar uma ideia em um sucesso global.