Revista CARAS
Busca
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Madeira, inox e alumínio são os materiais mais indicados para os móveis da varanda

A durabilidade e a resistência do móvel determinam a sua posição na decoração. Para varandas e áreas externas, é preciso escolher objetos que sejam resistentes à chuva e ao sol. A madeira e o inox, por exemplo, são ótimas opções. Confira!

Ana Carolina Gabriel Publicado em 28/05/2013, às 16h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Para a área externa, escolha móveis resistentes e duráveis - Divulgação Butzke
Para a área externa, escolha móveis resistentes e duráveis - Divulgação Butzke

A varanda, mesmo que não seja integrada à sala, e qualquer ambiente externo são uma extensão da casa. Portanto, precisam ter móveis e acessórios que garantam o conforto do proprietário, sejam funcionais e, o mais importante, possam ficar expostos ao sol e à chuva. “Para decorar, é preciso estabelecer o uso e as funções que serão desempenhadas no ambiente”, afirma Luciane De Carli, supervisora de desenvolvimento de produto da Saccaro.

O seu estilo deve determinar os rumos da decoração. Veja como!

Os móveis de ambientes externos precisam ser resistentes ao sol e à chuva. “Os materiais mais indicados alumínio, inox ou madeira, já que demandam menos manutenção”, diz Luciane. É importante escolher objetos que, além de duráveis e práticos, garantam aconchego, como as almofadas e objetos de fibras sintéticas, que são duráveis e fáceis de manusear.

Descubra qual é o melhor material para construir o seu deck

E no que diz respeito às almofadas e estofados, também é importante encontrar tecidos impermeáveis (resistentes à penetração de água) e que não desbotem com facilidade, já que ficarão expostos ao sol. “As fibras sintéticas, por exemplo, são resistentes à chuva e também aos raios ultravioletas”, afirma Luciane.

Saiba qual é o tapete ideal para a decoração da sua casa

Vale lembrar que, mesmo os móveis sendo especialmente produzidos para locais externos, precisam ser higienizados com produtos específicos e cobertos por capas protetoras em dias de chuvas intensas. “Para fazer a limpeza, use água e sabão neutro, que não agridem os materiais”, diz Solange Medina, decoradora. E para aumentar a durabilidade da peça, é preciso evitar deixá-las expostas quando não estiver usando.

Decoração minimalista é tendência. Saiba como aderir!