Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Como planejar um closet funcional e organizar as peças por ordem de necessidade

CARAS Digital Publicado em 15/05/2014, às 17h43 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Antes de planejar o closet, é preciso saber se ele terá a infraestrutura necessária para comportar todas as roupas e facilitar o acesso do usuário - Foto-montagem/ Shutterstock
Antes de planejar o closet, é preciso saber se ele terá a infraestrutura necessária para comportar todas as roupas e facilitar o acesso do usuário - Foto-montagem/ Shutterstock

O closet garante praticidade e organização no dia a dia. Mas, para cumprir tais funções, ele precisa ser planejado com atenção para que tenha a infraestrutura necessária a fim de comportar todas as roupas e facilitar o acesso do usuário. A seguir, confira dicas para montar e organizar o seu closet.

+ O seu estilo deve determinar os rumos da decoração. Veja como

Quantidade de roupas

Para decidir o tamanho do closet e a quantidade ideal de prateleiras e gavetas, é preciso saber quantas peças, em média, serão guardadas no local. É importante que o armário tenha espaço suficiente para comportar todas as roupas e acessórios e evitar que as peças fiquem amontoadas. Compartimentos vazios também precisam ser evitados porque deixam o espaço sem harmonia. Vale lembrar que a mulher precisa de espaço para guardar bolsas e sapatos.

+ Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração

Organização

Um closet compartilhado entre homem e mulher precisa ter infraestrutura para acomodar as roupas dos dois. Do lado feminino, é preciso ter nichos específicos para guardar bolsas, maquiagem e sapatos, cabideiros altos para os vestidos longos, cabides para acomodar camisas e vestidos curtos. Paletós, camisas e calças masculinas têm que ficar pendurados em cabides, que podem ser colocados em cabideiros. Também é necessário ter um espaço dedicado às gravatas e aos sapatos.

+ Estantes e prateleiras ganham novas funções na decoração

Distribuição das peças

A maneira como as peças serão distribuídas determinam a praticidade do closet. Nas prateleiras altas, ficam as peças que não são utilizadas diariamente - como malas e chapéus, por exemplo. As roupas que ficarão dobradas podem ser colocadas empilhadas em prateleiras. Já as peças que precisam ficar esticadas, como camisas e calças, precisam de cabides instalados em cabideiros.

Funcionalidade

Um closet eficiente é aquele que traz mais praticidade ao morador. As portas de correr, por exemplo, facilitam o dia a dia. Os compartimentos, portanto, precisam ficar ao alcance das mãos. Caso as prateleiras sejam altas, é indicado ter uma escada segura para manusear as peças. O armário precisa ser planejado estrategicamente para o ambiente por um profissional que possa indicar a distância entre as prateleiras e a profundidade dos compartimentos. 

Iluminação e ventilação

A iluminação direta - que abrange todo o ambiente - é a mais indicada, já que facilita o contato com as roupas. Nas gavetas e sapateiras, por exemplo, é possível usar LED, que não esquenta. Mas, independentemente da lâmpada ou da localização, a luz precisa ser branca ou amarela para não interferir na cor do tecido. O ambiente também precisa ser bem ventilado para evitar mofo e outros problemas. 

+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa

Caixas organizadoras

As caixas organizadoras podem ser usadas para guardar documentos no armário sem fazer bagunça. E elas ainda podem decorar o closet, desde que sejam feitas de um material que harmonize com o móvel.

+ O orçamento da reforma também deve ter os valores estimados para a troca da decoração