decoracao Anuário

Celebridades ganham versões ilustradas

Se antes era usada com mais frequência na publicidade, hoje a ilustração adquiriu status de arte e encanta muita gente. Uma dica para quem gosta dessa arte é a série de livros “IlustrationNow!”

Publicado quinta 25 agosto, 2011

Se antes era usada com mais frequência na publicidade, hoje a ilustração adquiriu status de arte e encanta muita gente. Uma dica para quem gosta dessa arte é a série de livros “IlustrationNow!”
Celebridades ganham versões ilustradas - Divulgação

Se antes era usada com mais frequência na publicidade, hoje a ilustração adquiriu status de arte e encanta muita gente. Aliás, nos últimos tempos, temos assistido a um grande incremento nesse campo, com uma multiplicação de artistas e técnicas que vão do “feito à mão” ao “100% digital”, servindo-se de muitas plataformas para divulgação, como o grafite nas ruas, os jornais, e até a própria publicidade, ocupando grandes galerias e exposições.

Uma dica para quem gosta dessa arte é a série de livros IlustrationNow!, da renomada editora alemã Taschen, que chega à sua quarta edição com o volume Portraits. A publicação reúne mais de 80 ilustradores do mundo todo, sendo cinco brasileiros – Glauco Diógenes, Kako, Mateu Velasco, Cristiano Siqueira e Nice Lopes – e traz centenas de imagens originais, muitas ainda inéditas. Diversos artistas apresentam suas versões para personalidades como o cineasta Woody Allen, a atriz Pamela Anderson, o Papa João Paulo II, a cantora Madonna, os esportistas Pelé e Tiger Woods, dentre muitas outras figuras conhecidas no mundo todo.

A obra tem introdução do jornalista, crítico e designer gráfico Steven Heller, e traz mais um brasileiro no seu time: Julius Wiedemann, editor executivo de design, cultura pop e publicações digitais da Taschen, que nasceu aqui no Brasil, estudou design gráfico e marketing e mudou-se para o Japão. Por lá, trabalhou como editor de arte para revistas e publicações digitais. Desde 2001está na editora alemã, onde as publicações sob sua tutela já venderam mais de 1,5 milhões de cópias pelo mundo.

Wiedmann esteve no lançamento do livro que aconteceu em São Paulo no início de agosto. Consegui bater um papo bem descontraído com ele, que confirmou o talento e a criatividade dos brasileiros no campo da ilustração. “Eu precisei me segurar para não colocar apenas meus conterrâneos nesta edição. Com certeza daria para fazer uma publicação inteira só com ilustradores do Brasil”, acredita o editor.

É por essas e outras que, certamente, não vai demorar muito para surgirem galerias especializadas nessa forma de arte. Se você também é um admirador de ilustrações, ou está curioso para saber quais imagens estão no livro IlustrationNow! - Portraits, não deixe de clicar na galeria de fotos da coluna para ver algumas delas. E aproveite também para acessar meu blog, monicabarbosa.com.br, para ficar por dentro de notícias sempre atuais sobre o mundo das artes. Até lá!

 

Julius Wiedmann, Kako, Nice Lopes e Glauco Diógenes no lançamento do livro em São Paulo / foto: Divulgação
Thom Yorke, vocalista do Radiohead, por Nice Lopes / foto: Divulgação
Retrato de Amelie Poulain, personagem do filme de mesmo nome,assinado pela brasileira Nice Lopes / foto: Divulgação

Último acesso: 28 Sep 2021 - 00:44:26 (173333).

Leia também

TV CARAS