CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Decoração / Anuário

Customizar e decorar estão em alta

Reformar, encomendar, fazer sob medida, criar, customizar... Na decoração tudo isso vale (e está em alta!) para deixar a casa cada vez mais personalizada e única

Redação Publicado em 01/09/2011, às 15h02 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Customizar e decorar - Divulgação
Customizar e decorar - Divulgação

Na decoração é tempo de buscar o único. E isso não significa gastar quantias enormes atrás apenas de peças de grife produzidas em séries limitadas. Pelo contrário. Quando uma marca decide lançar um produto, ela pensa em algo feito para um consumidor típico, uma massa consumidora. E o momento é de andar na contramão e ter em casa itens feitos para atender a própria necessidade e desejos. Mais do que resgatar aquele velho marceneiro, a ideia é sair à caça de algum designer ou artista para criar uma peça ou obra de primeira linha para você. E só para você.

Com apenas uma década de vida, Isabella Prata, diretora da Escola São Paulo, teve essa experiência. Ela trocou olhares com sua primeira parede grafitada. Foi há 30 anos, quando, ao chegar da escola, se deparou com dois amigos hippies de seus pais pintando leões enormes em seu quarto. Sem sua autorização, diga-se. “Chamo aquilo de grafite pois foi uma intervenção num espaço que não era deles, e tampouco autorizado”, conta. “Ri e deixei que terminassem”.

Isabella voltou a ter uma pintura feita diretamente na parede de sua casa 15 anos mais tarde. Ela deixou o filho escolher o personagem de quadrinhos que gostaria de ter em seu quarto e saiu à procura de um grafiteiro que fazia os desenhos naquele estilo pelas ruas até achar o artista ideal para o trabalho. O que Isabella fez há 15 anos, hoje está em alta! “Já usei grafites em, pelo menos, 10 projetos meus. É uma forma de arte muito específica e pessoal”, diz o arquiteto Maurício Queiroz, que procura sempre sugerir formas de levar um toque de personalidade aos ambientes e torná-los mais exclusivos para cada cliente.

Uma mãozinha da tecnologia

Com a ajuda da internet, a busca pelos “artistas” tem ficado mais fácil e profissionais do mundo estão mais próximos do consumidor final. Uma relação em pleno crescimento.
Quando Mike Salguero e Seth Rosen compraram o site Custommade.com, em 2009, havia cerca de 350 fabricantes cadastrados. Apenas dois anos depois, eles já são mais de 4.000, com qualificações que vão de trabalhos em madeira à vidro, passando por metais e joias.

Ryan Schultz, um dos designers do Custommade.com, sente aumento no volume de encomendas de suas camas, sofás e mesas. “Quanto mais as pessoas percebem que produtos feitos sob encomenda podem ser acessíveis e feitos em uma quantidade razoável de tempo - três semanas, no nosso caso -, elas consideram essa possibilidade”, comenta. “A maioria das pessoas está animada para começar algo que é único e feito para caber em seu espaço”, completa.

A artesã canadense Jane Hall, que “expõe” suas cadeiras customizadas também na galeria do Custommade.com, conta que os clientes que a procuram “querem autenticidade e uma história. Na era do marketing de massa e da globalização, é mais barato e menos arriscado fazer as coisas em bege ou cinza do que em uma outra cor, por exemplo”.
Portanto, se a ideia é fugir do óbvio e ter algo único, sua caça termina agora.

Acabamento 

Grafite, o estilo nas paredes. Sobram opções para mudar o visual de uma parede. Para ter um grafite é preciso que ele converse com o ambiente e que o artista fale a mesma língua que você e seu estilo. O grafiteiro Derlon Almeida, com obras expostas em diversas galerias, diz que “a pintura na parede é feita para dialogar com o ambiente”. Natural de Recife, ele se inspira nas xilogravuras e imprimiu um pouco do regionalismo nordestino em uma das paredes do restaurante Dalva e Dito, em São Paulo. Bem ao estilo do brasileiríssimo cardápio da casa, sob o comando do chef Alex Atala. Por ser uma arte livre, que nasceu nas paredes e muros espalhados pelas ruas, levar o grafite para dentro de casa é, para Almeida, “assumir uma responsabilidade”. “O desenho final a pessoa só vê pronto”, conta. A artista plástica Saramello recorre à sua formação em arquitetura para evitar surpresas no final do trabalho. “Quando o cliente chega até mim é porque ele já viu meu trabalho em algum lugar e gostou”, conta. “Mas de qualquer maneira, apresento um estudo em escala e proporções exatas de como será o resultado.” Ter referências do artista e passar o máximo de informações a seu respeito ajuda a evitar surpresas.

5 passos para uma parede nova e com grafite

- Escolha o lugar da casa onde quer fazer a pintura
- Pesquise vários artistas e seus trabalhos até encontrar o que combine com o seu estilo e o do ambiente da casa
- Leve o máximo de referências ao artista, tanto do trabalho dele, como de outros lugares e autores para que ele entenda o seu desejo
- Fotografe o espaço e, se possível, leve o grafiteiro para visitar o lugar antes de executar a pintura
- Como nem sempre dá para saber qual vai ser o resultado final até que tudo esteja pronto, é importante tirar dúvidas, passar todas as informações e pedir um esboço

Mosaicos, vidro para toda obra

Uma foto, a estampa de um tecido, uma obra de arte... é possível ter tudo isso em qualquer superfície da casa; literalmente, do chão ao teto. Com pastilhas de vidro é possível criar e recriar desenhos coloridos e revestir qualquer superfície de forma única. A alta durabilidade e resistência do material permitem aplicar um mosaico em qualquer lugar, independente das condições climáticas, exposição e uso.

A praticidade, porém, encontra um obstáculo. O fato de montar um desenho com pequenas pecinhas é motivo de preocupação, principalmente, para quem se aventura sozinho na reforma.

Mas, usar mosaico como revestimento não é uma possibilidade restrita a quem tem um arquiteto ou artista para ter a ideia, fazer o projeto, buscar o desenho e definir suas cores.
“Recebemos muitos clientes que têm a ideia, mas não sabem se dá para fazer ou não”, conta Rogério Cordeiro, diretor de design da Vidrotil. “Então, buscamos auxiliá-los do começo ao fim. Temos um departamento de design, arquiteto, mosaicistas, indicamos a mão de obra para instalação e, se o cliente quiser um mosaico assinado, até os artistas apresentamos”, completa.

5 motivos para revestir com mosaico de vidro

- A escolha do desenho pode ser do cliente, do arquiteto ou de um artista. O tamanho é o único limitante da obra.
- Além de liberdade para o tema do mosaico, esse tipo de revestimento permite criar cores sob medida para compor o desenho.
- Abstrato ou com uma figura definida, tudo pode estampar uma superfície. Os quadradinhos de vidro são cortados à mão e assim permitem formar qualquer figura.
- O material é resistente e vai para ambientes externos, com umidade e variações de temperatura.
- Os paineis são entregues em placas de 30 X 30 cm, numeradas para facilitar a instalação.


Móveis, o design do mundo em casa

Se tem algo que está mesmo na moda no mundo da decoração é o mobiliário feito sob medida ou restaurado. E a internet trabalha a favor. Por meio da rede é fácil encontrar designers e artistas de várias partes do mundo. Alguns sites se encarregaram de criar verdadeiras galerias virtuais com um enorme catálogo de profissionais. Sinônimo de mão de obra qualificada para fazer um móvel original ou transformar um antigo em algo novo.

O Custommade.com e o Etsy.com ofertam artesãos, designers e artistas divididos por categorias, daqueles que trabalham desde o banheiro até as joias. É difícil imaginar algo que não possa ser encontrado ali. “Alguém no site tem as habilidades para fazer o que você precisa”, diz Mike Salguero, diretor do Custommade.com. E de fato tem. Basta imaginar e acessar.

5 casos em que vale ter um móvel exclusivo

- Nem sempre o tamanho do cômodo comporta um móvel que atenda a necessidade e ao mesmo tempo aproveite bem o espaço. Aposte, então, em algo que possa ser feito sob medida 
- Ao invés de desfazer de uma mobília é possível transformá-la com uma cor ou revestimento diferente. Há profissionais especializados
- Adaptar um móvel pré-existente às suas necessidades, com uma gaveta a mais ou uma cabeceira de menos 
- Ter uma mobília assinada por um grande designer é quase como ter uma obra de arte
- Ao encomendar pode-se escolher, além do tamanho, cores e estampas e deixar tudo ainda mais exclusivo

Toy Art, diversão em casa

Pode parecer um apenas bonequinho, mas toy art é, na verdade, uma forma moderna e divertida de unir design e arte em uma mesma obra.
Ainda pouco conhecida no Brasil, a arte já ganhou os projetos de muitos arquitetos e decoradores mundo afora. O designer gráfico brasileiro Sérgio Mancini, por exemplo, já exportou seus toys para os Estados Unidos, França, Itália e Alemanha. Enquanto isso, em território nacional, vendeu pouco mais de meia dúzia de peças.
Por encomenda, o artista pode fazer uma customização sob medida e seguir a temática e tamanho pedidos pelo cliente ou ficar livre para criar. Da mesma forma, trabalham vários outros artistas. Como acontece com o grafite, para ter uma peça que componha com determinado ambiente é preciso passar referências ao artista e escolher um de mesmo estilo do lugar onde o toy será exposto.

O arquiteto Bruno Simões tem uma coleção com mais de 400 peças e incorporou o toy art na decoração. “Com todos juntos e arrumados fica parecendo um museu”, conta. “O legal é você usá-los para compor o ambiente por cores e estilo e ir dando função para cada um”. Em sua casa, até pouco tempo, as visitas chegavam e topavam com um homenzinho de 60 centímetros de altura fazendo o papel de um porta chapéus.

– 5 formas para ter um toy art
- A fonte mais fácil e completa é a internet, onde se encontra lojas com peças do mundo todo, feitas pelos mais variados estilos de artista
- Cada vez mais designers estão aderindo a esse tipo de arte. Se gosta do trabalho de algum em especial, mesmo que seja, majoritariamente, em outro campo, é possível fazer um pedido de toy
- Se quiser arriscar, há lojas que vendem a matéria prima para customizar, você mesmo, uma peça
- O toy art é conhecido pelo humor e modernidade. Se quiser uni-lo a uma decoração clássica, por exemplo, encomende-o a um artista que segue a mesma linha
- Além do estilo da obra, o material que dá forma ao toy pode se adequar a


Texturas
Tecido com a sua cara

Mudar a cara de tudo sem a necessidade de não ter que arrastar um móvel sequer parece impossível. Mas, pelo contrário, é possível e prático! A base branca de inúmeros tipos de tecido, como lona, brim, couro, cetim, linho e muitos outros, pode ganhar um floral colorido, formas geométricas, um xadrez cheio de estilo, fotos antigas e até os carimbos de viagens registrados no passaporte e ir parar em qualquer objeto dentro de casa. Até na geladeira, acredite.

Há empresas que fazem tecidos personalizados com estampas que não precisam, necessariamente, fazer parte de seu mostruário. Basta escolher o seu tema, o tecido base, mandar o desenho e recebê-lo estampado da forma que quiser.

Para ir além, na Casa Rima é possível ainda ter o tecido na versão autocolante, que pode ser aplicada sobre praticamente todas as superfícies. E quem não tem nenhum ponto de partida, pode seguir outro caminho e mesmo assim ter uma estampa exclusiva. O artista Marco D. Julio cria uma coleção com algumas estampas, o cliente escolhe no catálogo alguma que combina com o seu ambiente e pode contar com algumas modificações.

Da estampa principal, D. Julio consegue produzir dez outras que, se o cliente comprar no mínimo 10 metros, passa a ser exclusivo e ninguém mais vai ter.

5 dicas para personalizar um tecido

- Não é permitido estampar padrões que sejam assinados, como o xadrez Burberry ou desenho de artistas
- Ilustrações que estejam em domínio público estão liberadas
- Não é preciso ir até a Casa Rima para encomendar seu tecido. O pedido pode ser feito online, no site da empresa
- O pedido mínimo para estampar um tecido é de um metro, mas é possível colocar várias estampas nessa medida
- A padronagem pode ser utilizada para revestir paredes, móveis de madeira, superfícies de vidro e metal, caso de eletrodomésticos, sofás e ainda fazer almofadas, roupas de cama, cortinas, etc.


Onde Encontrar
Grafite
Derlon Almeida, (81) 9647-1670, derlonalmeida.blogspot.com
Saramello,(11) 8893-2233, saramello.com
Mosaicos
Vidrotil, (11) 5592-5400, vidrotil.com.br
Mosarte, (48) 3345-3034, mosarte.com.br
Móveis
Haz, (11) 3266-5756, szaboeoliveira.com.br
Etsy, etsy.com
Custom Made, custommade.com
Toy Art
Sérgio Mancini e Igor Ventura, redmutuca.com
Marco D. Julio, (85) 3242-9981, marcodjulio.blogspot.com
Tecidos
Casa Rima, (51) 3333-0393, casarima.com.br
R Valentim, (11) 5034-9834, rvalentim.com