Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Franja reta pode mudar visual sem que seja preciso alterar comprimento

Quem tem franja reta não fica presa ao mesmo penteado, como prova Zooey Deschanel, que, quando joga a franja de lado, parece outra pessoa. A seguir, veja como aderir ao corte e aproveitar a sua versatilidade

CARAS Digital Publicado em 11/07/2014, às 14h54 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

A franja pode mudar radicalmente o visual. Veja exemplos - Foto-montagem
A franja pode mudar radicalmente o visual. Veja exemplos - Foto-montagem

A franja na altura do olho pode mudar radicalmente o visual de uma mulher. Não acredita? Compare uma foto de Alessandra Negrinicom uma de Susana, sua personagem na novela Boogie Oogie. Zooey Deschanel, que tem a franja como uma marca no seu look, também mostra a versatilidade do corte: quando ela joga a franja de lado, parece outra pessoa. "Como a franja está em evidência no rosto, qualquer mudança é notada. E, dependendo da altura e do tamanho, ela deixa a mulher mais romântica ou mais séria, por exemplo”, afirma Luis Silva, hairstylist.

+ Franja valoriza pontos fortes do rosto. Veja como escolher

+ Guia do rosto redondo: saiba quais são os cortes e penteados mais indicados

Por causa do impacto que causa no visual, aderir à franja pode ser uma alternativa para quem deseja mudar, mas não quer modificar o comprimento ou a cor do cabelo. “É o primeiro passo para uma mudança radical. Porque já faz bastante diferença no look”, diz o hair stylist. Mas a mulher pode parar por aí se quiser. E a melhor parte: a franja é versátil. Quando a mulher não quiser usar, pode colocá-la de lado ou prender para trás. “Assim, ela vai transferir o olhar das pessoas para outro ponto do rosto”, avalia Luis, do Studio Lorena.

Mesmo assim, o corte de cabelo com franja tem seus pontos negativos: é preciso ter cuidado ao escolher. “Uma mulher com o rosto pequeno e arredondado não pode usar uma franja curta. A mais indicada é a longa e lateral. Mas, se ela tem rosto fino, pode usar a curta (na altura da sobrancelha) e repicada”, aconselha o hair stylist. A função da franja é trazer equilíbrio para o rosto. Ela precisa ressaltar características positivas, esconder as negativas e ainda transmitir a personalidade da mulher.