TPM: veja 6 dicas que ajudam a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual

TPM: veja 6 dicas que ajudam a diminuir os sintomas
TPM: veja 6 dicas que ajudam a diminuir os sintomas Shutterstock


Nutricionista, terapeuta floral e personal trainer dão dicas de como amenizar o estresse e as dores nesta época do mês

A TPM (Tensão pré-menstrual) afeta 75% das mulheres brasileiras e pode apresentar diferentes sintomas, como cólicas, estresse, melancolia e inchaço. Caso você pertença a esse grupo que sofre com esse período anterior à menstruação, confira a seguir 6 dicas que ajudam a amenizá-la.

1) tome muitos chás
Na TPM, um sintoma muito comum é o inchaço, por isso, invista nos chás “Por terem ação diurética, diminuem a retenção de líquidos. Camomila, erva doce, erva cidreira, cavalinha e capim limão ajudam a desinchar”, sugere Andrea Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileira de Nutrição Funcional. 

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2. Faça exercícios
Nada de faltar a academia com a desculpa de que está na TPM ou naqueles dias! “Os exercícios liberam uma maior carga de endorfinas minimizando os sintomas de tristeza e agressividade. Escolha um exercício agradável e leve como alongamentos e caminhadas. Evite as atividades pesadas, pois elas podem agravar os sintomas", explica Rodrigo Moraes, professor de educação física do Spa Posse do Corpo.

3) invista na medicina natural
Márcia Rissato, terapeuta floral, indica o uso de alguns florais leves que minimizam os efeitos da TPM  “O  Pomander Mulher, por exemplo, tem em sua concentração o óleo essencial do gerânio, que propicia sensação de aconchego e sociabilidade, relaxando a mente e o corpo. Seus ativos são potencializados pelo Floral de Bach Walnut, que auxilia e protege a individualidade nos momentos de transições e transformações”, explica. Já o óleo essencial de Rosa atua no campo das emoções, especialmente em casos de depressão, ciúmes e ressentimento".

4)Tripofano
Compulsão por doces, ansiedade e irritação também são sintomas comuns na TPM que podem ser reduzidos com o consumo de alimentos ricos em triptofano. “O triptofano é o precursor da serotonina, hormônio que dá a sensação de bem-estar, melhorando o sono, o humor e diminuindo a ansiedade. Alguns alimentos ricos nessa substância são: banana, leguminosas (ervilha, grão de bico), oleaginosas e cacau”, explica Andrea Santa Rosa Garcia!

5) Evite
" Bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes a base de cola e carne vermelha, pois esses alimentos são excitantes e agravam os sintomas da TPM", afirma Andrea Santa Rosa.

6) Procure ajuda médica
"Cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Se a sua TPM é fora do normal a dica é procurar um ginecologista ou endocrinologista, caso as dicas acima não amenizem os sintomas do período", afirma a nutricionista.

por Luiza Camargo
Atualizado segunda 14 março, 2016 (272568) | 20/07/2019 23:35:20

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