CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba o que são as rugas e veja as dicas para prevenir

A esteticista ensina os métodos para prevenir e os tratamentos indicados. Confira!

Bruna Nastas Publicado em 30/07/2015, às 15h19 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que são e como prevenir as rugas - Shutterstock
Saiba o que são e como prevenir as rugas - Shutterstock

Para prevenir as rugas no rosto, é muito importante entender os fatores que a desencadeiam para evitar e até tratá-las. A esteticista do 'Spazo By Kanmel Estetic', Candida Camelo, explica que as rugas são "vincos que aparecem na pele em decorrência do envelhecimento cutâneo, perda natural da elasticidade e tonicidade. Esse processo é fisiológico, irreversível e evolutivo".

+Maquiagem azul: maquiadora dá dicas de como usar sem exagerar

A especialista explica que existem basicamente dois tipos de rugas: as de expressões e as rugas estáticas, que podem ser provocadas pelo envelhecimento da pele.

"Porém, existem alguns fatores externos, como a exposição exagerada ao sol sem o uso correto do protetor solar, alterações hormonais, fumo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso, que potencializam a chegada das rugas", diz.

Para a prevenção da mesma, Candida aconselha ingestão de água para uma boa hidratação dos tecidos, alimentação saudável rica em ARL e nutricionais, foto proteção adequada para a pele e higienização diária e cuidados pós-maquiagem. "Limpezas com um profissional habilitado periodicamente também são aconselháveis para que haja descongestionamento e suavização da textura da pele. Os tratamentos em geral envolvem melhorar a qualidade da hidratação e textura da pele, o que se resume em aumentar a densidade e sustentação dérmica e uniformizar a textura epidérmica. São vários tipos de tratamentos, desde um peeling de baixa intensidade, que suaviza e descongestiona a pele para melhor absorção de produtos reparadores, até peelings profundos que lesionam a pele obrigando-a  se regenerar em grandes extensões, como no caso de peelings químicos. E aplicação de estimuladores de colágeno e elastina, que duram, em média, de 40 a 90 minutos por sessão", conclui.