CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Tato, do Falamansa, celebra centenário de Luiz Gonzaga: 'Levou mensagem de alegria e fé'

O músico Tato, do Falamansa, afirma que Luiz Gonzaga, que completa centenário nesta quinta-feira, 13, está presente na história do grupo e que influenciou na mensagem de alegria e fé diante das dificuldades

Redação Publicado em 13/12/2012, às 09h42 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Falamansa e Luis Gonzaga - Divulgação
Falamansa e Luis Gonzaga - Divulgação

Nesta quinta-feira, 13, comemora-se o centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989), o eterno rei do baião. E, para homenagear a data, a banda Falamansa comentou à CARAS Online sobre o disco As Sanfonas do Rei, gravado em 2012, que visa ressaltar a importância de Gonzaga para o gênero com triângulo, sanfona e zabumba. É o primeiro disco de regravações da banda.

De acordo com Tato (34), Gonzaga levou sua mensagem de alegria e esperança para as pessoas e marcou a história da música brasileira. “A referência do Falamansa é o Luiz Gonzaga, escutamos a vida inteira e nos inspiramos, além de ritmo, na preocupação de passar a mensagem de alegria e fé diante das dificuldades. Ele se preocupava com este conteúdo e nós herdamos isso dele musicalmente”, declarou.

O álbum conta com as faixas “O Fole Roncou”, “Súplica Cearense”, “Amei à Toa” e até uma música composta por Tato para homenagear o rei do baião, “As Sanfonas do Rei”.  Tato afirma que preservou o ritmo das músicas e que foi fiel às gravações originais. “Mesmo nas pequenas mudanças, o Luiz está ali naturalmente”, garante o músico, que contou com participações especiais de Elba Ramalho (61) e Jorge Du Peixe.

Ao comentar como o público recebe o velho-novo trabalho, ele diz: “O público adora, mas nunca pensamos que seria diferente. O Luiz tem um trabalho que agrada um leque de pessoas muito grande. Desde quem sempre foi fã até daqueles nunca ouviram: é impossível ficar parado”.

Escute 'As Sanfonas do Rei':