CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Márcio Garcia relata as férias com sua família na neve de Aspen

Márcio Garcia conta a rotina da família em Snowmass Village com humor e intimidades

Redação Publicado em 07/02/2012, às 09h58 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Márcio e Andréa na estação de esqui no Colorado, EUA, que começaram a frequentar há quase dez anos. - Arquivo Pessoal e Gianne Carvalho
Márcio e Andréa na estação de esqui no Colorado, EUA, que começaram a frequentar há quase dez anos. - Arquivo Pessoal e Gianne Carvalho

Após o convite dos amigos de CARAS para fazer uma matéria sobre as minhas férias, uma ideia me veio à cabeça. Escrever de próprio punho, contando um pouco da nossa paixão por um lugar e por um esporte que pouco têm a ver com o Brasil. Quando se fala em férias em nossa família, a palavra se confunde com Snowmass. Ja são quase dez anos viajando para este verdadeiro paraíso dos amantes do esqui e do snowboard, ou simplesmente, da neve. Aliás, a paixão se confunde com a paixão pela minha família. A primeira vez que fomos a Snowmass, eu e Andréa éramos apenas namorados. Já havia praticado snowboard. Tinha uma prancha antiga e nesta viagem resolvi comprar uma nova. Foi então que Andréa também ganhou uma, desde então a empolgação foi mútua. E como todo casal empolgado, fizemos planos de um dia voltar, casados e com filhos, e com o sonho de um dia poder esquiar com eles. E assim foi.

Mas não foi a chegada dos filhos que nos trouxe de volta, e sim o snowboard. Logo na primeira temporada, Andréa também se apaixonou pelo esporte. Chegamos a voltar algumas vezes  “solteiros”. Com o nascimento das crianças, nada mudou. Mesmo quando nosso primogênito, Pedro (8), tinha meses de idade, lá estávamos nós. Pouco tempo depois, após forte campanha que contou com o apoio da mãe, Pedrinho, então com três anos, também ganhou sua primeira prancha. Logo arriscou o primeiro drop solo após distração nossa. Um susto que, graças a Deus, terminou em gargalhada. Diante deste ímpeto, fomos imediatamente procurar a Ski School, um escola de esqui e snowboard que trata do assunto com a responsabilidade devida. Foi então que reencontrei um velho amigo expert no esporte, Mario Zulian, que logo veio a se tornar professor de toda a família. Após a chegada da Nina (6), surgiu uma nova amante do inverno do Colorado. Mas esta, cheia de personalidade, optou pelo esqui. Sem problema. Lá estava Mario para cuidar dela e transformar toda sua vontade em diversão, com técnica e segurança. Hoje, graças aos fundamentos do esporte, podemos desfrutar momentos incríveis juntos. Parece mentira, mas tanto Nina quanto Pedro são aptos não apenas a se arriscar nas pistas mais radicais, como também a fazer manobras em parques com saltos e obstáculos de gente grande. Este ano Felipe (3) teve o segundo contato com o esporte. Posso dizer que Snowmass Village, com menos de 2000 habitantes, se transformou em nossa segunda casa. Com vários amigos residentes e outros tantos apaixonados como nós, já se tornou um hábito passar o Natal e o Ano Novo neste lugar onde tudo parece cenário de Natal. A impressão é que iremos encontrar Papai Noel no supermercado. Nesta época, todas as casas e ruas estão sempre repletas de neve e os pinheiros adornados com luzes e enfeites natalinos. É realmente mágico!!!

Viajamos sempre em seis: eu, Andrea, Pedro, Nina, Felipe e uma fiel escudeira, este ano, a Priscila. Não é fácil cuidar de três crianças, aliás, quando se trata de uma viagem com dois voos e mais algumas horas de carro, a logística deve ser bem estudada. O automóvel deve comportar, além dos seis passageiros, nove malas, sendo que duas delas, com pranchas e equipamentos que medem mais de dois metros de comprimento e precisam viajar no rack do carro. São comuns as tempestades de neve no Estado do Colorado nesta época, o que faz com que a atenção seja redobrada. Ainda mais após 12 horas de voo. Tenho de confessar: DVD no carro é o maior responsável pela paz na viagem, que pode chegar a durar quatro horas quando a neve não dá trégua. E cá entre nós, queremos é neve!

Apesar de estarmos de férias, a vida em Snowmass se torna rotineira para nós. As crianças têm de estar na Ski School às 9h15. Isto quer dizer que o processo deve começar diariamente às 7h30, com o café da manhã balanceado, feito em casa pela doutora Andréa Santa Rosa. Às vezes, rola um caixa dois (risos)… Depois, é hora de colocar todo o equipamento; ceroulas,  meias térmicas, camisas, casacos, luvas, gorros, capacetes, goggles (óculos de esqui) em nós e nas crianças, ufa. Despachados Pedro e Nina, é hora de tentar convencer o caçula a encarar o frio. A tarefa não é fácil. Apesar de toda nossa persuasão, o baixinho ainda estranha o mundo branco e gelado. Após poucas horas na escola de ski, ele diz: “To com fíu, quéio i imbóia.” O apartamento em que ficamos na Wood Road tem acesso direto à pista (ski in ski out), o que facilita um pit-stop na hora do almoço para matar a saudade do bebê. Pedro e Nina, apesar de sempre dizerem que vão voltar para o almoço, só dão o ar da graça quando a aula termina, às 15h. Chegam sempre famintos, cheios de novidades e novos truques para mostrar. De fato, a paixão pelo snowboard vai além das pistas. Nosso programa preferido é fazer trilhas a pé ou de snowmobile em busca de neve virgem e de paisagens onde a presença do homem ainda seja modesta. Há dias em que não há pausa nem para o almoço. A dra. Andréa saca suas barras de proteína e por lá ficamos.

Ao fim do dia, após horas de snowboard, uma relaxante massagem na piscina térmica do condomínio sempre cai bem. Depois, é hora de comer e descansar para o dia seguinte. É comum a Andréa me pedir para jantar em Aspen, mas quanto melhor o dia… mais exausto estou à noite. A verdade é que muitas vezes não consigo resistir ao charme de Aspen e muito menos ao dela. Aspen fica a apenas a 20 minutos de Snowmass e é uma das cidades mais charmosas que já conheci. Com excelentes restaurantes e o mesmo clima natalino, é difícil não se apaixonar. Se você gosta de esquiar, de fazer snowboard ou simplesmente deste clima mágico que só a neve traz, sugiro que venha conhecer este lugar. Além das dezenas de pistas para todo os níveis e das opções “fora de pista”, a região tem piscinas aquecidas com escorregas, academias, paredes de alpinismo e muitas opções de hotéis, lojas e restaurantes.

Não, não me tornei prefeito de Snowmass... (risos) Sou apenas mais um brasileiro apaixonado por este lugar mágico e encantador. Ah!!! Quase me esqueci. Apenas para esclarecer, meu Twitter verdadeiro é o: @marciogarciamgp e vou postar mais fotos exclusivas que fiz para CARAS por lá. Cheers!