Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Mulheres que influenciaram Madonna: as divas em quem a rainha do pop se inspirou

Marilyn Monroe, Marlene Dietrich, Rita Hayworth, Bette Davis, Edith Piaf, Debbie Harry e Patti Smith são algumas das divas em que Madonna se inspirou em início de carreira

Rafael Andrade Publicado em 30/11/2012, às 09h51 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Madonna entre Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Bete Davis e Edith Piaf - Splash News, Getty Images e Reprodução
Madonna entre Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Bete Davis e Edith Piaf - Splash News, Getty Images e Reprodução

Veja o especial sobre Madonna no Brasil

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Assim tem sido, também, com o universo pop. Lady Gaga (26) é frequentemente acusada de copiar Madonna (54), mas a própria material girl é dona de um estilo influenciado por várias outras divas. Talvez Medge - como é carinhosamente chamada pelos súditos que a acompanham no Brasil a partir de domingo, 2 - tenha conquistado o título de rainha por conseguir sintetizar todas elas com maestria e - por que não? - bastante personalidade.

No clipe de Material Girl, Madonna vestiu-se como Marilyn Monroe (1926-1962) na cena de Os Homens Preferem as Loiras (1949) em que a diva da década de 1950 canta Diamonds Are a Girl's Best Friend. Monroe, assim como Marlene Dietrich (1901-1992), Rita Hayworth (1918-1987) e Bette Davis (1908-1989), entre outras famosas que inspiraram Madonna, foram homenageadas na clássica Vogue, lançada pela rainha do pop em 1990.

Em julho deste ano, Madonna apresentou no Olympia, em Paris, um pocket show com alguns dos números da MDNA Tour. Na abertura do discurso que faz em todos os shows da turnê, após cantar Open Your Heart, a cantora falou sobre artistas que nasceram ou viveram na França e a influenciaram. Começou citando Edith Piaf (1915-1963). "Eu persigo os passos dela, de joelhos", declarou, em cima do mesmo palco onde a francesa fazia shows.

Mais recentemente, em outubro, durante entrevista a Ellen DeGeneres (54) na TV norte-americana, Madonna declarou que, no início da carreira, também foi influenciada por Debbie Harry (67) - que ganhou fama como vocalista do Blondie - e Patti Smith (65). As duas são expoentes femininos do movimento punk rock, da segunda metade dos anos 70.

Na mesma participação no The Ellen DeGeneres Show, a apresentadora convidou Madonna a definir, em poucas palavras, cantoras da nova geração. Britney Spears (30) - queridinha de Medge e considerada por muitos como a princesa do pop - foi a primeira. "Beija bem", disse Madonna, em alusão à apresentação das duas no Video Music Awards de 2003, quando beijou Britney no palco. Para Gaga, após uns bons segundos de reflexão, Madonna soltou: "Boa voz".