CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Lilia Cabral sobre empenho na carreira: ‘Tive mestres na minha vida que me ensinaram a lutar’

Durante participação no ‘Mais Você’, comandado por Ana Maria Braga, Lilia Cabral revelou como foram os últimos dias de gravações de ‘Fina Estampa’, além de elogiar elenco da novela da Rede Globo

Redação Publicado em 22/03/2012, às 10h09 - Atualizado às 10h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lilia cabral - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Lilia cabral - Renato Rocha Miranda/TV Globo

Na manhã desta quinta-feira, 22, a consagrada atriz Lilia Cabral (54), que interpreta a Griselda em Fina Estampa, compareceu ao estúdio do programa Mais Você para comentar sobre a reta final da trama da Rede Globo, para falar do elenco escolhido por Wolf Maya (58) e Aguinaldo Silva (67), além de chegar a revelar que sempre foi uma guerreira e que nunca desistiu de seus objetivos na carreira profissional. “Tive mestres na minha vida que me ensinaram a lutar, minha educação foi assim. E agora que acabou essa novela, vou continuar lutando”, disse.

Ao falar de sua trajetória na dramaturgia nacional, ela reforçou a importância de nunca parar de brigar pelas coisas que quer. “O mundo está andando e quando olho lá para trás, vejo como valeu a pena toda essa luta. Eu lembro de uma história minha dentro da televisão. Desde quando comecei com Gilberto Braga (65), passando pela fase das oportunidades com Aguinaldo Silva, Manoel Carlos (79)... fiz vinte e três novelas e todas as oportunidades que tive eram muito significativas, cada trabalho era como se estivesse começando. Quando me davam um papel, queria mostrar que era capas e porque escolhi ser atriz”, destacou.

E a lição de vida de Lilia também são passadas a aqueles que ainda estão iniciano carreira na televisão, como ela mesma contou. “Sempre falo aos atores jovens. Importante é olhar para o tudo e não apenas para o momento. Não pode acreditar que o momento da sua vida é a capa da revista do momento, nosso reconhecimento é como a gente conta a história da nossa carreira. Para continuar sendo capaz, não é com apenas com um personagem. Então, todos os personagens, precisamos lutar como leões”.

Quando perguntada por Ana Maria Braga (62) se esses conselhos também são transmitidos a sua filha, a Giulia (15), ela revelou. “Ela tem boas aulas comigo, não só na conversa, mas também ao presenciar meus movimentos de trabalho. Estudo, acordo cedo, me dedico... Meu marido Ivã) e minha filha não tiveram sábado e domingo comigo durante essa novela, no máximo em um ou outro almoço. Então, ela vê meu compromisso com o trabalho e vê o compromisso do meu marido (Ivan Figueiredo). Mostramos como deve ser a conduta e responsabilidade quando escolhemos uma profissão. Também digo a ela que a gente só dá valor quando a gente sofre, se for tudo muito fácil, não damos valor, precisa conquistar as coisas degrau por degrau. A gente não conquista as coisas porque caem do céu”.

Ao falar da reta final de Fina Estampa, Lilia revelou que já gravou o fim da trama, porém desconversou sobre o que acontecerá no último capítulo, que será exibido nesta sexta-feira, 23. “Estou de férias. Ontem fiz minha última cena e a ultima cena da novela. Comecei a novela dentro de um ônibus e ontem fechei Ontem, senti que tudo acabou mesmo. Dá uma dor, é como se fosse uma morte.”, disse. “Então, eu sei o final, mas não vou contar, eu sou a verdadeira Tereza Cristina [risos]”, acrescentou.

Após assistir a um vídeo em que recebeu diversos elogios dos colegas de elenco Dalton Vigh (47), Dira Paes(42), Caio Castro (23), Malvino Salvador (36), Paulo Rocha (34), Adriana Birolli (24), Arlete Salles (69) e Carolina Dieckmann (33), ela se emocionou e brincou: “Era para isso café da manhã? Não era pra gente comer? [risos]. Fui tão feliz nessa novela, só me trouxe alegria. Quando penso nos convites do Aguinaldo, me emociono com o olhar dele, sempre me olhou com um olhar tão carinhoso... Tenho que agradecer muito a ele. Esse elenco que Wolf e ele escolheram não foi só um presente, mas com cada um pude dividir minhas fraquezas e minhas ansiedades. Se não tivesse esses parceiros, não conseguiria. Dividi muitas coisas com o Malvino, como se fosse um filho que não tive. O caio eu peguei para filho. A Chris (Christiane Torloni, 55) foi maravilhosamente bem, defendendo essa personagem tão difícil. Fez excelente dobradinha com o Marcelo Serrado (45), que também se deu bem com o Alexandre Nero (42)...”.