Lázaro Ramos usa sua memória para compor personagem em 'Lado a Lado'

Lázaro Ramos relembra sua própria vivência para interpretar seu primeiro personagem em uma novela de época, 'Lado a Lado'

quarta 22 agosto, 2012
Zé Maria (Lázaro Ramos)
Zé Maria (Lázaro Ramos) Reprodução / TV Globo; Rede Globo / João Cotta

Em sua primeira novela de época da carreira, o ator Lázaro Ramos (33) está buscando referências em sua memória para montar o seu novo personagem na telinha, o barbeiro Zé Maria, da próxima novela das 6 da Globo, Lado a Lado, que mostrará como era a relação das pessoas com a capoeira, o futebol, o samba e o racismo no início do século XX.

O convite para fazer parte de Lado a Lado surgiu quando o ator estava começando a gravar suas primeiras cenas da novela Insensato Coração. “Fiquei superfeliz porque, por incrível que pareça, nunca fiz nada de época. Ainda mais uma época que tem muitas possibilidades dramatúrgicas, que nunca foram exploradas em uma novela”.

Mais Notícias

quarta 22 agosto, 2012
quarta 22 agosto, 2012
quarta 22 agosto, 2012

Como laboratório, o artista usa o seu coração. “Falo isso porque essa cultura negra faz parte da minha história de vida, meu currículo, meu grupo de teatro. Esse samba, essa capoeira, eu já visitei no início da minha carreira. Então eu estou trabalhando muito a minha memória emotiva, dos meus tempos de teatro lá na Bahia, e com o coração, porque eu acho uma história de amor lindíssima”, afirmou ele ao site oficial da trama.

Além disso, Lázaro teve palestras com um historiador e um sociólogo e tem feito aulas de capoeira para aprender alguns golpes e a história do esporte. “A novela trata disso, dessa matriz que nos formou. É engraçado porque são três símbolos muito fortes, que hoje em dia são símbolos nacionais – a capoeira, o futebol e o samba – que quando surgiram eram rejeitados. Hoje um menino que vir essa novela, não vai nem acreditar: ‘gente, mas tinha uma época em que nem se jogava futebol no Brasil? Tinha uma época em que o samba não era cultuado? Tinha uma época em que a capoeira era tão marginalizada?’. É isso que eu falo, da riqueza dessa história, desse período”, comentou.

Na trama, Zé Maria viverá uma história de amor com Isabel (Camila Pitanga), que vive à frente de seu tempo. “Esse personagem de luta por uma crença, uma causa política ou social, vez por outra habita meu currículo. Mas acho que o Zé Maria tem uma ingenuidade na maneira de se relacionar afetivamente. É um personagem de outra época, não está com a cabeça pronta para esse tipo de mulher que está começando a nascer no Brasil. Isso é muito diferente”, contou.

Atualizado quarta 22 agosto, 2012 (212828) | 16/11/2018 01:47:53

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. CARAS bate recorde de visitantes em Outubro
  2. Bruna Marquezine se espanta com atitude inusitada da irmã
  3. Hiking no Alaska: o frescor das geleiras no estado americano
  4. Patricia Abravanel comemora gravidez ao lado dos dois filhos

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Grammy! Iza arranca suspiros em performance internacional
  2. 2 Gusttavo Lima se derrete com clique do filho Samuel
  3. 3 Gracyanne Barbosa faz a temperatura subir com biquíni ousado
  4. 4 Paula Fernandes fala sobre depressão e tentativa de suicídio
  5. 5 Bruna Marquezine se declara para artista global: 'Eu te amo'
  6. 6 José Loreto fala sobre Gagliasso: ''Encontrei o meu rival''
  7. 7 Reynaldo Gianecchini posa com roupão de estampa animal
  8. 8 Patrícia Leitte surge com fantasia de Peppa Pig em festa
  9. 9 Anitta relembra momento constrangedor com o ex-marido
  10. 10 Vivian Amorim e Fernanda Keulla deixam 'Vídeo Show'