CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Etimologia

Redação Publicado em 13/02/2013, às 12h15 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
-
-

Benigno: do Latim benignus, cujo sentido literal é de bonus genus, bom gênio, adjetivo usado para caracterizar a pessoa de boa índole, de convívio agradável. Seu antônimo, Maligno (com inicial maiúscula), é um dos nomes do Demônio. Aparece em Medicina para caracterizar tumor ou doença que não são fatais, que pouco afetam a qualidade de vida do paciente, cujos desfechos, ao contrário dos malignos, poderão ser favoráveis. Benigno e Benigna são também nomes de pessoas. Há várias santas chamadas Benigna e 18 santos com o nome de Benigno. Um deles viveu no século IV e foi martirizado em Todi, na Itália. É festejado em 13 de fevereiro.

Disenteria: do Grego dysentería pelo Latim dysenteria, cujo sentido literal é intestino (enteron) difícil (dys). Designa doença com lesões inflamatórias no intestino e evacuação dolorosa, cujos agentes são micróbios ou protozoários. Pode ser bacilar ou amebiana e a causa mais frequente é a ingestão de água, leite e alimentos contaminados por moscas. O escritor inglês Samuel Taylor Coleridge (1772-1834), para combater uma disenteria, tomou um pouco de ópio. Dormindo, sonhou com um belo poema, entretanto inacabado por ter sido interrompido por um homem da localidade inglesa de Porlock, fazendo surgir a expressão “homem de Porlock” para designar no Inglês a pessoa inoportuna. O rei Henrique V (1387-1422), personagem solar da peça homônima do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), liderava soldados atacados por disenteria quando os conclamou, com um discurso inflamado, a vencer a doença e os franceses: “Nós, estes poucos; nós, um punhado de sortudos; nós, um bando de irmãos. Pois quem hoje derrama o seu sangue junto comigo passa a ser meu irmão. Pode ser homem de condição humilde; o dia de hoje fará dele um nobre.” 

Homeopatia: do Alemão Homöopathie, a partir do Grego homoiopátheia, pelo Francês homeopathie. Designa vertente da Medicina que consiste em ministrar aos enfermos doses muito pequenas de substância semelhante à da doença a combater. Os compostos gregos homoios, semelhante, e pathos, doença, estão presentes na formação da palavra. O método revolucionário para a época, quando dominava a alopatia, em fins do século XVIII, foi inventado pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843). É o mesmo princípio da vacina, à base do conceito da expressão em Latim similia similibus curantur (os semelhantes curam os semelhantes).

Júbilo: do Latim jubilum, gritos ou exclamações de alegria, por influência do Hebraico yobel, chifre usado como corneta para anunciar festa especial, celebrada de 50 em 50 anos, pelo Grego iobelaíos, ao Latim jubilaeus. O verbo jubilar, do Latim jubilare, tomou porém três significados: alegrar-se, ser aposentado por merecimento ou antiguidade e perder o direito à matrícula em universidades, por excesso de faltas ou muita demora em concluir o curso superior. 

Penar: de pena, do Latim poena, castigo, punição, entendendo-se sofrer. Os romanos adaptaram o Grego poiné, expiação de um homicídio. O dicionário Aulete registra que, além de verbo com vários significados, entre os quais padecer sofrimentos, purgar pecados e causar dor, penar é também substantivo, como nestes versos do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque (68) na canção Apesar de Você: “Você vai pagar e é dobrado / Cada lágrima rolada / Nesse meu penar”. 

Valente: do Latim valente, declinação de valens, forte, saudável, corajoso, antônimo de imbecellis, imbecil, fraco, e de infirmus, enfermo, doente, do mesmo étimo do verbo valere, ter saúde, ter valor, passar bem. Devido às complexas sutilezas de nossa língua, valentão é pejorativo, é o brigão, que vive em busca de conflitos. E imbecil ganhou o significado de tolo, medroso, ignorante. Valentim e Valentina, do mesmo étimo de valente, são nomes de pessoas. Há vários santos com esses nomes, sendo o mais conhecido São Valentim, padroeiro dos namorados, cujo dia nos Estados Unidos é conhecido como (Saint)Valentine’s Day, celebrado a 14 de fevereiro.