Procon dá dicas para ter uma festa de casamento perfeita

Procon ensina a evitar riscos e imprevistos na contratação de serviços e dá dicas para escolher os fornecedores para a sua festa de casamento

Publicado terça 8 janeiro, 2013

Procon ensina a evitar riscos e imprevistos na contratação de serviços e dá dicas para escolher os fornecedores para a sua festa de casamento
Antes de contratar qualquer fornecedor para a festa de casamento, os noivos precisam buscar referências sobre o serviço no Procon e na internet - Shutterstock

Apesar da correria, é preciso pesquisar detalhadamente e buscar referências antes de contratar qualquer serviço para a cerimônia de casamento. Isso porque, infelizmente, existem empresas e fornecedores que não cumprem o contrato feito com os noivos. 

 

Uma forma de evitar surpresas desagradáveis é pedir recomendações aos amigos que já contrataram esses serviços, além de recorrer ao Procon. “Antes de fechar a contratação, os noivos podem pesquisar a situação dos fornecedores no Cadastro de Empresas no site da Fundação Procon e, claro, pedir sugestões das pessoas que já utilizaram o serviço”, sugere Patrícia Álvares Dias, assessora técnica do Procon-SP.

 

As redes sociais também são grandes aliadas no momento da pesquisa. Segundo Patrícia, é importante que o casal visualize o perfil do fornecedor e acompanhe, diariamente, as postagens dos noivos que já utilizaram o serviço. “Estar atento nas redes sociais do Procon também é uma maneira de verificar quais são as empresas que sofreram algum tipo de reclamação”, diz a assessora.

 

Patrícia sugere ainda que o casal compareça a uma festa de casamento realizada pelo serviço que pretende contratar. “Os noivos podem verificar com a empresa/serviço que está contratando se há a possibilidade de fazer uma pesquisa in loco, ou seja, acompanhar o início da cerimônia de outro casal para conferir a organização do evento, o deslocamento dos alimentos, se as flores foram colhidas no mesmo dia, entre outros quesitos”, aconselha.

 

A escolha dos convites

Após escolher a gráfica que fará os convites para a cerimônia, é preciso que o casal peça o croqui ou o layout dos convites antes da impressão. “É possível evitar equívocos na grafia de nomes, tipos de letras e inscrições indesejáveis ou inadequadas”, orienta o Manual dos Noivos, disponível gratuitamente no site do Procon.

 

Caso a gráfica não cumpra com o combinado, os noivos podem sim exigir que o trabalho seja refeito. “Na entrega dos convites prontos, verifique se está tudo conforme o combinado. Em caso negativo, o consumidor tem direito à reexecução do serviço, à restituição da quantia paga, atualizada monetariamente ou ao abatimento proporcional do preço”, afirma o manual.

 

No salão ou buffet

Fique atento também a todos os tópicos que estiverem no contrato. É imprescindível que você explique detalhadamente a quantidade de alimentos, tipos e cores da decoração, repertório musical e demais condições do serviço. “É extremamente necessário haver um contrato em que todos os serviços sejam especificados. E cada parte envolvida deve ter uma cópia dele”, diz Patrícia.

 

Caso a festa apresente algum tipo de problema, você deve formalizar por escrito também. “Se algo fugir do que foi contratado, é muito importante especificar na hora da festa, por escrito, o tipo de problema ocorrido. O documento deve conter as assinaturas do responsável pela empresa e do consumidor”, orienta o manual.

 

Aluguel de roupas

É normal que a loja peça um cheque calção como forma de garantia do aluguel. Mas fique atento aos itens específicados e principalmente ao valor. “A exigência de cheque caução ou nota promissória como garantia de locação é admissível desde que haja informação prévia ao consumidor, o valor seja compatível com o bem locado e mediante rigorosa verificação do objeto no ato de retirada”, orienta o Procon.

 

No momento da devolução, certifique-se que há um documento comprovando a entrega do vestido em perfeitas condições. “Tanto no momento da retirada quanto na entrega da roupa, é imprescindível uma vistoria das peças. Para evitar problemas, o ideal é fazer um documento, assinado entre as partes, do estado em que foram entregues e as condições em que foram devolvidas”, alerta o manual.

 

Fotografias e vídeos

Não há nada melhor do que registrar todos os momentos da cerimônia, mas não se esqueça de pedir referências do profissional. Para evitar maiores transtornos, o Procon sugere que o casal verifique se o álbum está incluso, quantidade de páginas, resolução das fotos e quantos profissionais cobrirão o evento. No caso das filmagens, deve ficar especificado também o tempo de vídeo.

 

Lista de presentes dos noivos

Segundo o Procon, após a escolha da loja para fazer a lista de presentes, é necessário verificar se o frete está incluso, se há a possibilidade de trocar presentes repetidos e as datas de entrega do produto. Informe também à loja o local exato da entrega e não esqueça de deixar algum amigo ou familiar encarregado de receber os presentes.
Fique atenta a todos os detalhes, formalize todos os serviços contratos por escrito e aproveite a festa, que com certeza, será inesquecível!

 

Por Ana Carolina Gabriel

Último acesso: 07 Apr 2020 - 23:06:31 (222355).

Leia também