Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Analfabeta Tiana em 'Tempo de Amar', Eli Ferreira torce por virada: "Se tornar poetisa ou escritora"

A atriz conta os desafios em interpretar a doméstica na novela das seis

Redação Publicado em 21/02/2018, às 14h38 - Atualizado em 28/02/2018, às 14h42

Eli Ferreira - Thiago de Lucena / Divulgação
Eli Ferreira - Thiago de Lucena / Divulgação

A personagem Tiana está perto de conquistar um grande feito em Tempo de Amar: aprender a ler e escrever. No que depender da torcida de sua intérprete, a atriz Eli Ferreira, a empregada doméstica tem tudo para mudar de vida.

"Torço para que ela aprenda e ler e escrever, pra se tornar uma poetisa ou escritora. Acharia lindo!", confessa Eli, que revela o maior desafio em dar vida à acompanhante de Lucinda (Andreia Horta). "Acredito que essa leveza que a personagem tem. Tiana é genuína, solar e fala tudo que pensa. Eu normalmente sou mais séria e tento falar só o que preciso (risos). Pelo menos enquanto não tenho intimidade", confessa.

Aos 26 anos e em seu quinto trabalho na Globo, Eli buscou em sua memória vivência com pessoas analfabetas para compor a personagem. "Eu cresci vendo e percebendo como elas lidavam com isso. Infelizmente ainda são mais de 13 milhões de pessoas sem alfabetização. Nosso país fere a própria constituição que diz que "um cidadão precisa ter acesso a educação, a alfabetização"; agora, como alguém que não reconhece, não "lê" o mundo ao redor, pode estar inserido nesta sociedade?", questiona a atriz. "Nas regiões mais pobres do nordeste brasileiro é onde se concentram os maiores índices. É muito grave e delicado, acho lindo a novela abordar esse tema de forma tão 'singela' e cuidadosa", afirma.

Nas ruas, ela conta, o público demora a reconhecê-la, já que Tiana tem um estilo bem diferente do seu. "Acho isso ótimo, porque na novela não uso maquiagem e o cabelo é totalmente preso, roupas bem simples e de época. Mas quando ouvem minha voz, ligam à personagem. Eles dizem gostar das trapalhadas e sinceridade de Tiana", confessa a atriz, que tem projetos engatilhados no teatro. "Não planejo muito a longo prazo. Quero encerrar a novela com uma sensação de ter feito o meu melhor neste momento e aguardar o que Deus me reserva".