CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Noiva também pode usar óculos. Especialistas dão dicas para escolher

Noivas que não podem substituir os óculos por lentes podem optar por armações personalizadas. A seguir, especialistas ensinam a escolher o acessório adequado ao vestido. Confira!

Juliana Cazarine Publicado em 13/12/2013, às 16h05 - Atualizado às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Noiva também pode usar óculos. Veja dicas - Shutterstock
Noiva também pode usar óculos. Veja dicas - Shutterstock

Se pudesse escolher um único dia na vida no qual estaria bonita como nunca, toda mulher optaria pela data de seu casamento. O visual deve estar impecável para o momento do “sim”: vestido, cabelo, maquiagem e acessórios. E falar em acessórios não é referir-se apenas a joias ou tiaras. Para algumas noivas, o óculos é um “necessório”, termo usado por Miguel Giannini, esteta ótico.

+ Saiba como planejar seu casamento (mês a mês) com um ano de antecedência

+ Minicasamento (ou mini-wedding) garante festa personalizada. Veja dicas para organizar

No Brasil, não existem dados concretos referentes ao número de pessoas que têm problemas de visão e necessitam de óculos como aparelho corretor. No entanto, algumas estimativas sugerem 25% da população do país. A partir da necessidade de usar o acessório 24 horas por dia, o que fazer quando chega a hora de subir no altar?

Quem achou que a resposta para essa pergunta é “use lentes de contato”, está enganado. “Há pessoas que não se adaptam às lentes de contato”, diz Giannini. Para o especialista, existem alternativas melhores. “Como o casamento é único na vida das mulheres, elas podem optar por óculos com lentes graduadas e armações que respeitem os estilos da noiva e do vestido”.

Em um momento tão especial, é difícil conter a emoção e as lágrimas. Para Francisco Ventura, esteta ótico, esse é mais um motivo para as noivas escolherem os óculos em vez das lentes. “A lente pode ser bastante inconveniente porque elas vão chorar e, com isso, ela pode sair do lugar e borrar a maquiagem. O óculos atende à praticidade que a ocasião exige”, diz.

Não existe uma categoria de “óculos para noivas”. O design, as cores e toda a estética do acessório devem ser definidos de acordo com o vestido, com o make e com o penteado escolhidos para o grande dia. “Quando a noiva me procura, já está com todos os detalhes definidos. Então eu analiso diversos fatores. Por exemplo, se o visual vai estar volumoso, compenso com um óculos mais sutil. E se o volume estiver concentrado no cabelo, podemos usar um óculos mais ‘pesado’.”

O resultado pode ser incrível. “Certa vez, recebi uma noiva que me trouxe um tecido importado que ela comprou para fazer o vestido. Pedi um pedaço da renda e fiz fusão do acetato transparente [material usado para confeccionar óculos] com a trama do tecido. Ficou lindo e ela adorou”, conta Ventura.

Giannini também acredita que a personalidade e todas as escolhas que a noiva fez para o dia mais especial de sua vida são determinantes para a decisão sobre o modelo. “Já criei modelos de acetato transparente com brilhos coloridos. Mas isso depende do estilo e da personalidade da mulher, do modelo do vestido e da grinalda”, afirma.

Mas, para quem nunca pensou em como pode ser o óculos perfeito para o dia de seu casamento, Giannini sugere algumas dicas: “Acredito que armações de metal ou três peças sejam mais indicadas por conta das estruturas finas, discrição e pouquíssimo peso. Não podemos esquecer que o véu e a grinalda sempre pesam mais sobre a cabeça e a noiva deve se sentir o mais confortável possível”, completa.

O receio de usar óculos em um dia em que todos os olhares estão voltados sobre si pode deixar a noiva arredia para fazer a escolha. Mas não é preciso preocupação. Segundo Ventura, “é possível obter resultados incríveis.” E como fala Giannini, “não se pode deixar de enxergar os detalhes desse momento maravilhoso por não querer usar óculos.”

+ Vestido de noiva: descubra qual é o modelo ideal para cada silhueta