Esporte História!

Especial Copa do Mundo Feminina: Vamos falar sobre o torneio!

Evento acontecerá a partir do dia 7 de junho
Evento acontecerá a partir do dia 7 de junho Divulgação/FIFA


Competição carrega uma história um tanto quanto curiosa, que começou em 1991

Estamos prestes a dar início a oitava edição da Copa do Mundo Feminina! Na próxima sexta-feira, 7, a anfitriã França dará o pontapé inicial da competição no Parque dos Príncipes, estádio do PSG, contra a Coréia do Sul, a partir das 16h no horário de Brasília. A fim de deixar vocês a par sobre este grande evento que nos dará um mês de muito futebol e instantes únicos, nós da CARAS Digital faremos um especial com diversos pontos importantes sobre o grandioso acontecimento esportivo.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a história do torneio, que teve sua primeira edição sediada na China, em 1991. Porém, a ideia de reunir as maiores jogadoras de futebol do mundo em suas respectivas seleções foi bem antiga e veio à tona em 1986, durante a Copa do Mundo Masculina no México. Em uma reunião entre a alta cúpula da FIFA, a Federação Internacional do Futebol, ficou decidido que nos próximos anos seriam discutidos formatos e sugestões para colocar a ideia em prática.

Após a oficialização, a competição ficou reconhecida como o evento mais importante do futebol feminino internacional. Após a primeira passagem pela Ásia, a Copa chegou a ser sediada durante dois anos consecutivos nos Estados Unidos. Depois de 12 anos a competição voltou para a China, que não pode sediar o campeonato em 2003, devido a uma epidemia que tomou conta do país.

A fim de aderir a uma certa mudança, o evento desembarcou na Europa, mais precisamente na Alemanha, em 2011, nove anos após Ronaldo Fenômeno ter surpreendido o estádio de Yokohama, no Japão, contra os alemães, com dois gols magistrais e conquistando o pentacampeonato para a Seleção Brasileira.

Depois disso, em 2015, a competição passou por algumas mudanças. O que se tratavam de 16 equipes, aumentou para 24, chegando o mais próximo possível do molde usado na Copa do Mundo Masculina. Com isso, o Canadá foi o primeiro país a receber o evento em seu novo formato. Na ocasião, os Estados Unidos, detentor do maior número de títulos, três no total, acabou levando a melhor.

Em 2019, um grande avanço chegou acompanhado da Copa do Mundo Feminina! Calma, se você não sabe quais são, fique de olho, porque uma das matérias explicarão todos eles! Mas, voltando ao assunto, o torneio começará no próximo dia 7 de junho e irá até o dia 7 de julho, com a duração de um mês. Na primeira fase, as equipes serão dividias em seis grupos com quatro times cada, os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para a fase do mata-mata.

Enquanto algumas Seleções, inclusive a brasileira, buscarão o feito inédito, comemorado em 2011 pelo Japão, por exemplo, de conquistar o primeiro título na competição, outras buscarão consolidar a hegemonia, como é o caso dos Estados Unidos. Porém, logo atrás no retrovisor, a Seleção alemã tentará igualar o número de título dos americanos, tendo em vista que possuem apenas um troféu de diferença.

Com certeza poderemos esperar grandes emoções durante este mês de jogos. Ao que parece, tudo indica que a oitava edição da competição será uma das mais expressivas e emblemáticas da história. Em um levantamento feito pela FIFA, este foi o mundial feminino que teve o maior número de venda de ingressos para as partidas, que serão 33 ao todo e passarão pelos mais lindos estádios da França.

 

O jogo de abertura e a final serão disputadas no Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, com capacidade para 58 mil espectadores. Além desta, outras oito cidades receberão partidas da competição, entre elas estão: Paris - Parc des Princes; Nice - Allianz Riviera; Montpellier - Stade de La Mossoró; Rennes - Roazhon Park; Le Havre - Stade Océane; Valenccines - Stade du Hainaut; Reims - Stade Auguste Delaune; Grenoble - Stade des Alpes, passando assim por grande parte do território francês.

 

 

por Pedro Ungheria
Atualizado terça 4 junho, 2019 (321233) | 15/09/2019 13:37:31

Mais conteúdo sobre:

ASSINE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Padre Fábio de Melo explicou sua escolha de se afastar do Twitter para preservar sua saúde mental Padre Fábio de Melo fala sobre afastamento das redes sociais
  2. 2 Luana Piovani responde comentário sobre briga com Ludmilla
  3. 3 Em última aparição, Roberto Leal falou sobre sua trajetória
  4. 4 Davi Lucca faz comentário inusitado sobre o irmão
  5. 5 Ludmilla desabafa sobre críticas ao seu namoro
  6. 6 Filme de Suzane Von Ritchthofen pode ganhar formato para TV
  7. 7 Bruno Gagliasso homenageia Giovanna Ewbank em aniversário
  8. 8 Em São Paulo, morre o cantor Roberto Leal aos 67 anos
  9. 9 Anitta compartilha registro de sua manhã de domingo em casa
  10. 10 Internautas comentam novo casal da novela 'A Dona do Pedaço'