CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Lady Gaga faz referências ao Cisne Negro, Marilyn Monroe e outros ícones em 'Applause'. Confira!

Cines Negro, Marilyn Monroe, Little Edie e seres da mitlogia grega e budista aparecem no clipe 'Applause', de Lady Gaga. Entenda as referências que a cantora teria usado no vídeo!

CARAS Online Publicado em 19/08/2013, às 13h05 - Atualizado em 17/03/2020, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As referência de Lady Gaga em 'Applause' - Reprodução
As referência de Lady Gaga em 'Applause' - Reprodução

Lady Gaga divulgou o clipe Applause, primeiro single do álbum ARTPOP, na manhã desta segunda-feira, 19. O vídeo, como já era de se esperar, considerando outros trabalhos de sua carreira, veio carregado de referências artísticas. Enquanto canta ‘eu vivo pelo aplauso’, ela lembra, do seu jeito esquizofrênico, o sucesso de Marilyn Monroe, o clássico Alice no País das Maravilhas e outros ícones.

+ Lady Gaga: 30 coisas que você deve saber sobre o novo disco da cantora, ARTPOP

A CARAS Online selecionou as principais referências que seus fãs, os chamados little monsters, já conseguiram desvendar. Confira abaixo: 

Uma das primeiras referências de Lady Gaga em Applause seria a pintura O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, datado de 1483. O quadro é conhecido por retratar a deusa Vênus, que representa o amor, o erotismo e a beleza na mitologia grega. A deusa teria nascido de uma concha e, no quadro de Botticelli, ela emerge do mar como uma mulher adulta.

Em outra cena, Lady Gaga citaria o filme Cisne Negro, estrelado por Natalie Portman em 2010. O longa conta a história de uma bailarina que enlouquece na busca pela perfeição. Em Applause, a cantora aparece com a cabeça no corpo do cisne.

+ Lady Gaga acusa Perez Hilton de perseguí-la e fãs ameaçam matar o filho do blogueiro

Edith Bouvier Beale (1917 – 2002), mais conhecida como Little Edie, também seria uma referência do vídeo. A modelo americana protagonizou um dos grandes dramas de Hollywood: ao lado de sua mãe, Big Edie, ela se isolou do mundo em uma mansão decadente que quase foi interditada pelo governo americano por falta de condições sanitárias. As duas apresentavam sinais de loucura. Little Edie apareceu no documentário sobre a própria história narrando o drama que viveu.

Marilyn Monroe, um dos ícones preferidos quando o assunto é celebridade, também apareceria em Applause em sua versão pintada por Andy Warhol, uma das principais figuras da pop art. Para demonstrar uma personalidade em decadência, Gaga surge maquiada como a atriz em uma gaiola, que também lembra o clipe de um dos seus primeiros grandes sucessos, Bad Romance.

Em outra cena, a cantora citaria o Chapeleiro Maluco, do clássico Alice no País das Maravilhas. Não ficou claro qual foi a intenção de Gaga ao lembrar o personagem criado por Lewis Carrol. O Chapeleiro Maluco nasceu da expressão ‘maluco como um chapeleiro’, que surgiu no século XVII, quando era comum encontrar chapeleiros que ficaram loucos por conta do seu trabalho, que exigia o uso de mercúrio na confecção dos acessórios.

Na cena em que aparece com asas, Gaga teria feito uma homenagem ao estilista Alexander McQueen, lembrando a abertura do desfile dele em 2008, e também feito uma referência à imagem do Anjo Caído, como são chamados os anjos que foram expulsos do paraíso. 

A comparação com Madonna não faltou em Applause, só para não perder o costume. Gaga aparece deitada em um colchão, o que lembraria uma cena da veterana em Like a Virgin. Mas a ideia da cantora, na verdade, seria mostrar uma jovem sonhando com o mundo da fama.

Indo fundo na mitologia budista, Gaga aparece como uma Kinnari, um ser celestial que é metade pássaro e metade mulher, conhecido por sua habilidade musical e de dança.

A cantora também usa a expressão ‘Quebrar a perna’, utilizada entre os atores para desejar boa sorte antes de uma estreia no teatro. 

E claro que não faltou a referência ao Pierrot – palhaço da commedia dell'arte, movimento de teatro popular que nasceu na Itália no século XV – que já aparecia na capa do single antes do clipe. Como Gaga explicou, ela quis usar a maquiagem de palhaço no clipe, mas acabou se emocionando durante a gravação do vídeo e borrou a pintura propositalmente para parecer que estava chorando.

Ainda não viu o clipe? Confira!