Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARAS

Salão do Móvel de Milão: design inovador e materiais inusitados caracterizam os projetos de iluminação

Grifes aliam tecnologia e design para impressionar e ganhar destaque nos projetos de iluminação. As arquitetas Shenia Nogueira, Cristina Rocha e Silvana Lara Nogueira, do programa de relacionamento do D&D, comentam as tendências

CARAS Digital Publicado em 07/05/2014, às 12h00 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Os projetos de iluminação do Salão de Milão 2014 - DIVULGAÇÃO
Os projetos de iluminação do Salão de Milão 2014 - DIVULGAÇÃO

No ano em que a Hermès lança sua primeira linha de iluminação na Fuorisalone – mostra paralela ao Salão do Móvel de Milão -, e a Baccarat instala luminárias suntuosas em uma igreja milanesa do século V, nada mais natural que as luminárias se destacassem na Feira de Milão. E nos stands dos exibidores, elas surgiram de todas as formas e materiais, desde as clássicas até as irreverentes. E foram elementos fundamentais na composição dos ambientes, fossem eles livings ou cozinhas. “As peças estão mais clean e a simplicidade é o que as torna lindas. Não é só luz, elas Iluminam com arte”, diz a arquiteta Shenia Nogueira. “Outra coisa que me chamou atenção foi o emprego do dourado e do cobre. A Kartell usou e abusou em tudo que apresentou”, completa a arquiteta Cristina Rocha.

+ Armani, Hermès e Baccarat promovem festas no Salão do Móvel de Milão

+ Brunete Fraccaroli visita mostras paralelas de Milão

+ Holandeses injetam humor no Salão do Móvel de Milão


Além do dourado, a ousadia de materiais é outra tendência. “Ao visitar o Salone, percebi que até o couro está sendo usado em luminárias de piso e de mesa”, conta a arquiteta Silvana Lara Nogueira. Ela também observa que a tecnologia está influenciando o design de lustres e luminárias. “Os efeitos com led estão em vários modelos, até nos mais tradicionais e requintados”, afirma. Basta lembrar que este ano o designer Philippe Starck criou uma luminária de leds para a tradicionalíssima maison Baccarat. Afinal, até as labels mais centenárias precisam se renovar e se adaptar aos novos tempos. Sem perder o brilho, é claro. Confira abaixo uma galeria com mais de 40 luminárias da Feira de Milão.