Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Aprenda a usar orquídea radiante - a cor de 2014 - na decoração de ambientes

A cor orquídea radiante, apesar da feminilidade, torna-se versátil na decoração de ambientes. A seguir, uma arquiteta ensina a usar o tom - que mistura roxo e rosa - na sala, no banheiro, na cozinha e em quartos para mulheres e homens. Confira!

Juliana Cazarine Publicado em 22/01/2014, às 17h26 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Decoração: aprenda a usar orquídea radiante - Foto-montagem
Decoração: aprenda a usar orquídea radiante - Foto-montagem

A orquídea radiante é tendência na decoração, segundo a Pantone, que a elegeu como a cor de 2014. Aplicado ao design, o tom - que é uma mistura de roxo e rosa - cria ambientes versáteis, quebrando o estereótipo de ser uma cor exclusivamente feminina. “A cor orquídea radiante é multiuso e, além de combinar com uma extensa gama de tons, pode ser usada em todos os ambientes da casa”, garante Ana Cristina Tavares, arquiteta.

+ Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração

1. Sala

A cor pode deixar o ambiente feminino demais, se usada em excesso. Na sala, que é um ambiente para receber visitas, o ideal é que a orquídea radiante esteja presente nos detalhes. “Se a base da decoração é neutra, use elementos decorativos coloridos como almofadas, xales de sofá ou cortina e almofadas”, sugere a arquiteta.

2. Quarto

Em um quarto feminino, a cor do ano pode estampar as quatro paredes. “A única recomendação é que o cômodo receba boa iluminação natural. Mesmo não sendo uma cor fechada, ela pode deixar o quarto escuro”, avalia Ana Cristina, do escritório KTA. Para um ambiente masculino, a alternativa é investir nos acessórios. “A cor combina com cinza, bege, verde e azul, que são amplamente usados em decoração para homens, e pode ser usada em colchas, cortinas ou assentos de cadeira”, indica.

+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa

3. Cozinha

Na cozinha, o toque de cor pode aparecer nos utensílios domésticos ou ainda em acessórios que pode ser substituídos facilmente, como as almofadas dos assentos de banquetas e cadeiras, desde que a base da decoração - os elementos maiores - seja neutra. “Também para trocar a porta do armário. Parece complicado, mas não é. Quando se cansar da cor, é só trocar novamente”, avalia a arquiteta.

+ Decoração de cozinha pequena tem que unir funcionalidade e aconchego

4. Banheiro

“Invista na cor nos elementos que você muda com facilidade e deixa expostos, como toalhas e conjunto de acessórios para banheiro”, indica Ana Cristina. A versatilidade da orquídea radiante permite combinações com amarelo, verde, azul.