Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Casa Cor 2014: como montar uma horta vertical e facilitar o dia a dia na cozinha

A horta vertical é como a convencional: exige manutenção após a colheita, rega diária e exposição ao sol. A seguir, veja dicas do paisagista Gilberto Elkis e saiba como montar uma

Juliana Cazarine Publicado em 09/06/2014, às 14h50 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Casa Cor 2014: como montar uma horta vertical e facilitar o dia a dia na cozinha - CARAS
Casa Cor 2014: como montar uma horta vertical e facilitar o dia a dia na cozinha - CARAS

Ter uma horta em casa é uma alternativa para ficar perto da natureza e manter uma alimentação saudável, rica em verduras e legumes. Quem tem espaço livre pode criar uma horta convencional, perto da cozinha. Mas, em apartamentos e casas pequenas, o melhor é optar por jardineiras ou uma horta vertical - na qual a plantação fica disposta na parede -, como a que o paisagista Gilberto Elkis e a Vertia Green Design fizeram no espaço de Sig Bergamin na Casa Cor 2014.

+ Jardim vertical é a solução para a falta de espaço. Veja como planejar a parede verde

+ Aprenda em 6 passos a montar a sua horta orgânica em casa

A horta vertical precisa ser funcional. Como a função dela é fornecer ingredientes para culinária, tem que estar perto da cozinha. “O ideal é que seja posicionada próximo às áreas gourmet da casa. Mas nenhuma espécie sobrevive sem luz”, diz Elkis. As hortaliças, em geral, têm que ficar expostas à luz do sol cerca de quatro horas por dia e precisam ser regadas diariamente (em dias quentes até duas vezes por dia).

“Alecrim, manjericão, sálvia e salsinha são as opções indicadas para manter em uma horta vertical”, sugere o paisagista. As hortaliças têm que ser escolhidas pela praticidade - como a cebolinha, que é fácil de cuidar e repor - e pelo sabor. Só vale a pena incluir na horta o que, de fato, for para o cardápio.

Para manter a horta bonita, é necessário repor as hortaliças após o consumo e atentar-se ao acúmulo de água nos vasos para que as raízes não apodreçam, porque a horta, e portanto a posição dos vasos, é vertical, mas os cuidados são os mesmos. 

+ Saiba quais espécies de flores e plantas vivem melhor dentro de casa